Governo cria câmaras para organizar Copa do Mundo Feminina 2027
Temas como segurança, questões jurídicas e transporte estão em pauta

O Ministério do Esporte, ligado ao Governo Federal, avançou na preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027. Nesta segunda-feira, foi realizada a primeira reunião do Comitê Gestor da competição e criadas oito câmaras temáticas que vão organizar as frentes de trabalho do Mundial.
A secretária-executiva adjunta do Ministério e coordenadora do torneio na pasta, Cynthia Motta, afirmou que a instalação do comitê encerra a etapa inicial de governança e distribui as responsabilidades entre os órgãos envolvidos.
As câmaras seguem a estrutura indicada pela FIFA e vão atuar nos temas de vistos e imigração, permissões de trabalho, regime fiscal, segurança, direitos de competição, tecnologia da informação, questões jurídicas e transporte.
➡️Tudo sobre Futebol Feminino agora no WhatsApp. Siga nosso novo canal Lance! Futebol Feminino
Como vai funcionar o Comitê Gestor
O Comitê Gestor reúne 23 órgãos da administração federal, entre eles AGU, Fazenda, Saúde, Educação, Transportes, Justiça, Igualdade Racial, Mulheres, Turismo e Secretaria de Relações Institucionais. Todos os ministérios participaram da reunião, que contou também com a presença da executiva de Articulação e Relações Governamentais, Jacqueline Barros.
O próximo passo será instalar o comitê executivo, responsável pela execução direta das ações de transporte, regime fiscal, vistos, segurança e tecnologia. O Comitê Gestor, criado em setembro de 2025, terá a função de definir as diretrizes do plano estratégico do governo e supervisionar o Grupo Executivo da Copa. O Brasil foi escolhido como sede em 17 de maio de 2024.
➡️ Globo e Cazé TV transmitirão a Copa do Mundo Feminina de 2027
Cynthia Motta destacou que o governo pretende usar o Mundial para fortalecer o futebol feminino no país. Segundo ela, o objetivo é garantir condições que permitam que atletas permaneçam na modalidade, sem interrupções de carreira por falta de apoio financeiro.
— O Governo do Brasil busca garantir que as atletas tenham condições de seguir suas carreiras, sem serem forçadas a abandonar o esporte por questões financeiras. A meta é proporcionar reconhecimento e remuneração adequados, de modo a evitar que talentos se percam. Este objetivo ganha ainda mais relevância por se tratar da primeira Copa do Mundo feminina na América do Sul — afirmou.
Mariléia Santos, diretora de Políticas e Promoção do Futebol Feminino, disse que a competição ajuda a consolidar a agenda de desenvolvimento da modalidade. Para ela, o Mundial amplia o acesso de meninas e mulheres ao futebol.
— Vemos nessa iniciativa a oportunidade de proporcionar espaços seguros e respeitosos para que meninas e mulheres possam praticar futebol livremente. O Brasil já demonstrou que tem um futebol feminino de excelência. Creio que a Copa do Mundo pode consolidar ainda mais a modalidade" — disse ela.
O Ministério do Esporte finaliza o Projeto de Lei Geral da Copa do Mundo Feminina, que será enviado à Casa Civil e deve tramitar no Congresso antes do recesso legislativo.

Copa do Mundo Feminina de 2027
Realizada pela primeira vez na América do Sul, a Copa do Mundo Feminina será realizada entre 24 de junho e 25 de julho de 2027 com 32 seleções e o Brasil já está classificado por ser país-sede.
A Fifa mantém o formato da última edição, realizada na Austrália e Nova Zelândia, com 32 seleções, 64 jogos e fase de grupos + mata-mata.
- Fase eliminatória: 16 equipes nas oitavas de final, seguidas de quartas, semifinais e final
- Fase de grupos: 32 seleções divididas em 8 grupos de 4 equipes cada; as duas melhores de cada grupo avançam
Serão cidades-sede: Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Neo Química Arena).
Tudo sobre

Futebol Feminino
Pati Maldaner recusa proposta da Arábia Saudita e fica no Palmeiras
Há 4 horas
Futebol Feminino
Técnico do São Paulo, Thiago Viana projeta reta final do Brasileirão Feminino e Copa do Mundo de 2027
Há 6 horas
Futebol Feminino
Keké destaca sequência pelo Fluminense e mira classificação no Brasileirão
Há 23 horas
Vasco
Vasco retoma parceria com empresa de refrigerante no futebol feminino
Há 1 dia
Futebol Feminino
Brasileirão Feminino: veja o que está em jogo na última rodada
Há 1 dia
Futebol Feminino
Seleção projeta jogo no Maracanã antes da Copa do Mundo Feminina
Há 1 diaMais LANCE!

Rubens Franco projeta decisão do Vasco pelo acesso à elite do Brasileirão Feminino

Ativista afegã, Khalida Popal conhece o Vasco e revela paixão por Marta

Seleção Brasileira feminina já fez história no Maracanã, palco da final da Copa

Com três finais, Maracanã baterá recorde em Copas do Mundo

Neo Química Arena recebe 10 jogos da Copa Feminina; veja retrospecto do Brasil

Maracanã recebe abertura da Copa do Mundo feminina com jogo do Brasil

Fifa confirma caminho do Brasil na Copa do Mundo Feminina; veja roteiro

Copa do Mundo Feminina 2027: veja as seleções já classificadas

Sorteio da Copa do Mundo Feminina: veja onde assistir ao vivo

Brasileira de 16 anos amplia experiência no futebol dos EUA e inicia nova etapa

Suelen destaca constância nos treinos após atuação do Bahia contra o Corinthians

Seleção Brasileira Feminina é a mais seguida do mundo nas redes sociais

Inédito! São Paulo apresenta camisa exclusiva para o futebol feminino



