Análise: em noite especial, Tainá Maranhão se apresenta de vez à Seleção Brasileira
Atacante do Palmeiras fez seu primeiro gol e deixou um assistência

Protagonista da noite em Alajuela, Tainá Maranhão marcou seu primeiro gol pela Seleção Brasileira, distribuiu assistência e entregou uma atuação de destaque na vitória por 5 a 2 diante da Costa Rica. A capacidade de desequilíbrio e o poder de decisão, características que a atacante já entrega no Palmeiras, apareceram de forma clara na Amarelinha. E inspira boa expectativa na contagem regressiva para a Copa do Mundo.
A jovem já havia mostrado bons sinais nos amistosos contra Itália e Inglaterra. Os dribles, as finalizações e as pedaladas estavam presentes, mas sob marcação mais forte e com menos confiança. Diante da Costa Rica, em que pese o nível técnico abaixo dos rivais europeus, atuou mais solta e segura, mostrando com mais clareza a jogadora que já é.
Aberta pelo lado esquerdo, Tainá foi um problema constante para a defesa adversária. Participativa, agressiva no um contra um e objetiva nas decisões, ela terminou a partida com um gol, uma assistência, quatro finalizações e quatro passes decisivos. Criou uma grande chance clara, registrou 40 ações com bola e impressionou pela eficiência: 80% de aproveitamento nos dribles e 76% de precisão nos passes, segundo dados divulgados pelo analista tático Luís Felipe Pereira.
➡️ Tudo sobre Futebol Feminino agora no WhatsApp. Siga nosso novo canal Lance! Futebol Feminino
🇧🇷 Tainá Maranhão x Costa Rica:
— Luis Felipe Pereira (@lfpereira95) February 28, 2026
⚽ 01 gol
👟 01 assistência
🎯 04 finalizações
▶️ 40 ações com bola
⚡ 80% de precisão nos dribles
⏩ 112 m de avanço com conduções progressivas
🔑 04 passes decisivos
🥅 01 grande chance criada
🧠 76% de precisão nos passes
🛡️ 02 desarmes pic.twitter.com/gWJqzft20M
No lance do gol, mostrou personalidade. Recebeu na esquerda, partiu para cima da marcadora, limpou a jogada e bateu cruzado, no contrapé da goleira. Antes, já havia sido decisiva ao invadir a área e servir Jheniffer para o segundo gol brasileiro. Além do impacto ofensivo, ainda contribuiu na recomposição, com dois desarmes, e acumulou 112 metros em conduções progressivas.
— Fiquei muito feliz, estava buscando esse gol tinha um tempo, quem estava comigo sabe o quanto é importante para mim estar aqui, é uma honra. Já é a segunda, a terceira, e eu ainda não acredito ainda. É um sonho mesmo — disse, em entrevista ao Sportv.
— Aproveitar a oportunidade, sempre buscando trabalhar mais e dar mais resultado para ter uma vaga lá na frente, se Deus quiser. E fico muito feliz com a oportunidade, mesmo sendo nova, ele (Arthur Elias) estar dando rodagem, isso é muito importante — completou, citando o técnico da Amarelinha.
O Brasil volta a campo na próxima quarta-feira, 4 de março, às 18h, quando enfrenta a Venezuela no Centro de Treinamento da Federação Mexicana de Futebol, em Toluca, e, para fechar a série, mede forças com o México no Estádio Ciudad de los Deportes, na Cidade do México, no dia 7 de março, às 20h.
+ Aposte na vitória da Seleção Brasileira Feminina
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável

Assista análise em vídeo

Futebol Feminino
Maior torneio de futebol infantil, IberCup terá 16 equipes femininas em 2026
Há 6 horas
Futebol Feminino
Jovens brasileiras são selecionadas para intercâmbio esportivo no Wolfsburg
Há 17 horas
Futebol Feminino
Debinha renova com o Kansas City Current até 2027
Há 18 horas
Futebol Feminino
Montoya se despede do Grêmio e agradece: 'Levarei vocês sempre no coração'
Há 20 horas
Futebol Feminino
Cruzeiro anuncia reforços para a sequência da temporada
Há 21 horas
Futebol Feminino
Ferroviária abre venda de ingressos para decisão contra o Corinthians pela Copa do Brasil
Há 22 horasMais LANCE!

Palmeiras vence Flamengo e conquista a Ladies Cup 2026

Flamengo e Palmeiras decidem a Brasil Ladies Cup neste domingo; veja onde assistir

Como foi a semana das Brabas: Corinthians intensifica preparação na intertemporada

Reforço do Palmeiras avança em recuperação de lesão no joelho; veja quem está no DM

Mixto pretende investir R$ 3,5 milhões para permanecer na elite do Brasileirão Feminino

Vasco define local de decisão contra o São Paulo pela Copa do Brasil Feminina

Palmeiras vence Paraguai e vai enfrentar o Flamengo na final da Brasil Ladies Cup

Dudinha passa por cirurgia no joelho em São Paulo e inicia recuperação após lesão

Com dois gols de Fernanda, Flamengo goleia Peñarol e vai à final da Ladies Cup

O que a contratação de Alexia Putellas pelo London City Lionesses indica sobre o futuro do futebol feminino

Volante do Flamengo valoriza participação na Brasil Ladies Cup

Comparado a Ted Lasso por jogadora, Léo Mendes analisa ano à frente da Ferroviária

Brasil Ladies Cup 2026: onde assistir e equipes participantes






