Análise: Marta de volta? Quem pode ganhar espaço na convocação da Seleção feminina
O Lance! analisa possível retorno de Marta e novidades entre as convocadas

- Matéria
- Mais Notícias
Arthur Elias realiza a convocação da Seleção Brasileira feminina nesta terça-feira (13) para amistosos contra o Japão, em São Paulo. Desde a última lista, em março, o treinador teve baixas, caso da goleira Natascha, do Palmeiras.
Relacionadas
O Brasil joga contra as japonesas em duas ocasiões: na sexta-feira, 30 de maio, na Neo Química Arena (São Paulo, SP), às 21h30, e no dia 2 de junho, às 20 horas, no Estádio Cícero de Souza Marques (Bragança Paulista, SP).
O Lance! apresenta novidades que podem pintar entre as convocadas.
Análise: futebol brasileiro deve continuar em destaque
Com base nas últimas convocações, Arthur Elias apresenta um perfil mais conservador e mantém parte do grupo vice-campeão olímpico em 2024. O próximo grande desafio da Seleção será a Copa América, entre os dias 12 de julho e 2 de agosto.
Na última lista, nove atletas atuavam no Brasil. Desta forma, a tendência é que o treinador priorize atletas do Brasileirão A1, em especial de clubes como Palmeiras e Corinthians.
➡️ Do interior do Paraná ao topo do Palmeiras e da Seleção Brasileira: prazer, Amanda Gutierres
Marta volta para a Seleção?
Ainda não se pode cravar se Marta voltará a atuar pela Seleção nesta convocação. A atleta faz boa temporada no Orlando Pride, dos Estados Unidos, com três gols e uma assistência em oito partidas.
A proximidade da Copa América é um fator que aproxima Marta da equipe. Em entrevista ao jornal "O Globo" na última sexta-feira (9), o treinador afirmou que a presença da camisa dez ainda não estava definida.

Novidades na lista
Sem Natascha, o primeiro desafio será debaixo das traves. Em março, estiveram na lista: Lorena (KC Current-EUA), Camila (Cruzeiro) e a arqueira palmeirense, diagnosticada com lesões no ligamento cruzado anterior (LCA), no ligamento colateral medial (LCM) e no menisco na última quarta-feira (1°).
No Brasileirão, nomes de destaque para a posição são: Nicole Ramos, do Corinthians, Carlinha, do São Paulo, e a veterana Luciana, da Ferroviária.
No setor defensivo, Pati Maldaner, do Palmeiras, pode ganhar espaço. A defensora de 22 anos é titular no clube e tem passagens pelas seleções de base e já foi, inclusive, campeã do Sul-Americano Sub-20.

O meio campo é o setor que pode reservar mais mudanças. Laís Estevam, do Palmeiras, não tem sido relacionada para os jogos do Verdão, após sentir dores no jogo contra a Ferroviária, em 26 de abril. O clube não confirmou lesão, mas a falta de sequência pode tirar a meia desta convocação.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Arthur tem algumas opções para o setor. Pode optar, por exemplo, com a volta de Vitória Yaya, convocada nos Jogos de Paris e titular do Corinthians.

Caso escolha atletas mais experientes, terá a meia Vic Albuquerque, do Corinthians, que está na briga pela artilharia do Brasileirão e vive grande fase. Ana Vitória, do Atlético de Madrid, corre por fora na disputa.
O ataque tem Gláucia (Flamengo), Byanca Brasil (Cruzeiro) e Jhonson (Corinthians) como postulantes, pela boa fase no Brasileirão Feminino e protagonismo dentro das equipes. As duas primeiras já vestiram a amarelinha, enquanto a corintiana seria estreante.
Convocação da Seleção feminina
- Data: terça-feira (13 de maio)
- Horário: 12h (horário de Brasília)
- Onde assistir: canal da CBF no Youtube
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias