Gabriel Bortoleto 'decepciona' no primeiro dia do GP de Singapura na F1
Brasileiro teve dificuldades para melhorar tempo em Marina Bay

A sequência positiva de Gabriel Bortoleto antes das férias de verão aumentou as expectativas para a reta final da temporada de 2025 da F1. Os resultados conquistados, no entanto, não são o que os fãs brasileiros esperavam: apenas quatro pontos em três corridas. Em meio ao nervosismo da estreia em Marina Bay, o GP de Singapura começou com problemas para o novato da Sauber.
➡️ Max Verstappen crava chance de ser pentacampeão da Fórmula 1
É a primeira vez que Bortoleto corre no tradicional circuito urbano de Marina Bay. Por esse motivo, o próprio piloto já havia admitido que encontraria muitos desafios durante este fim de semana, entre os dias 3 e 5 de outubro.
Apesar do forte trabalho em simuladores e estratégias para se proteger do calor intenso, o brasileiro não conseguiu apresentar bom resultado nos primeiros treinos livres em Singapura. Bortoleto esteve na segunda metade da tabela nas duas oportunidades desta sexta-feira (2).
Como foram os treinos 1 e 2 de Bortoleto?
A tabela do primeiro treino livre quase não viu mudanças de Bortoleto durante os 60 minutos. Com os compostos duros, o brasileiro não produzia resultados suficientes para sair da lanterna do grid, "à frente" apenas de Alex Albon, que precisou abandonar a sessão após duas voltas feitas.
Faltando 12 minutos para o fim do relógio, o novato da Sauber registrou seu melhor tempo da atividade ao marcar 1m32s611. Até então, Bortoleto não havia conseguido sair da casa dos 35 segundos. A liderança do TL1 terminou com Fernando Alonso, com 1m31s116, cerca de 1s495 mais veloz que seu pupilo.

Os problemas de Bortoleto no GP de Singapura pareciam continuar atrapalhando os planos do brasileiros no segundo treino livre nesta sexta-feira (3). Por mais que as melhoras acontecessem pouco a pouco, o novato não conseguia avançar na tabela contra os adversários.
Bortoleto conseguiu aparecer na parte superior da tabela da F1 após erro em sua primeira tentativa. O brasileiro registrou 1m33s796 e subiu para sétima colocação, ficando colado no companheiro de Sauber, em sexto.
Depois, a parcial do brasileiro diminuiu ainda mais, chegando a 1m32s319. Apesar disso, a melhora de todo pelotão levou Bortoleto para trás novamente.
Novato da F1 no pódio e não é brasileiro
A inexperiência de Bortoleto no circuito de Marina Bay pode valer como argumento na comparação entre o brasileiro e seu companheiro de Sauber. Após 14 corridas concluídas, Nico Hulkenberg conta com muito repertório para lidar com os desafios apresentados pelas pistas de Singapura.
O resultado final dos treinos, no entanto, contou com um detalhe curioso: a presença do novato Isack Hadjar entre as primeiras posições do grid. Assim como Bortoleto, é a primeira vez do francês nas ruas de Marina Bay, então o que muda para o piloto da Sauber? A própria equipe da F1.
O Circuito de Marina Bay, localizado em Singapura, tem 19 curvas, algumas muito fechadas, o que exige dos pilotos muito controle físico e técnico.
Além disso, o C54, carro da Sauber neste ano, desempenha melhor em pistas retas. Porém, em Singapura, essa não é a realidade, o que pode prejudicar a performance do brasileiro.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Próxima etapa da Fórmula 1
Com Bortoleto, a F1 retorna neste fim de semana, de 3 a 5 de outubro, no Circuito de Marina Bay, palco do GP de Singapura.
GP de Singapura de F1: horários e onde assistir
SEXTA-FEIRA, 3 DE OUTUBRO
🏎️ Treino Livre 1 - 6h30 (de Brasília) | BandSports e F1TV
🏎️ Treino Livre 2 - 10h | BandSports e F1TV
SÁBADO, 4 DE OUTUBRO
🏎️ Treino Livre 3 - 6h30 | BandSports e F1TV
🏎️ Classificação - 10h | Band, BandSports e F1TV ➡️ O Lance! acompanha em tempo real
DOMINGO, 5 DE OUTUBRO
🏎️ Corrida - 9h | Band e F1TV ➡️ O Lance! acompanha em tempo real

Fórmula 1
F1: Hamilton vira 'novo Schumacher' nos bastidores da Ferrari
Há 11 horas
Fórmula 1
F1: McLaren promete atualizações para alcançar rival
Há 12 horas
Fórmula 1
Piastri rebate Hamilton na F1: 'Eles não são para todos'
Há 17 horas
Fórmula 1
Diretor da F1 detalha qualidades de Bortoleto: 'Algo que precisamos'
Há 18 horas
Fórmula 1
Dia dos Pais: Lincoln celebra 'missão cumprida' com Gabriel Bortoleto na F1
Há 1 dia
Fórmula 1
Rafael Câmara comenta possível ida à F1: 'Sonho está próximo'
Há 2 diasMais LANCE!

Futuro de Hamilton na Ferrari afeta Rafael Câmara, segundo Montoya

Opinião: Bortoleto supera dupla e vive melhor fase da carreira na F1

Menos da metade do grid da F1 já correu em nova etapa de 2026

Leclerc admite que gostaria de formar dupla com Verstappen na F1

Piloto argentino da F1 ironiza roubo sofrido na Europa: 'Quem diria'

Exclusivo: pai de Bortoleto revela bastidores de dupla na Audi e futuro na F1

Sucesso de Hamilton interfere em futuro de jovem piloto da F1

Equipe de Bortoleto abre mão de evoluções no motor para mirar 2028

GP de São Paulo de F1 abre venda final de ingressos para Interlagos

Bortoleto recebe apoio de Verstappen após crítica à F1 2026

Exclusivo: pai de Bortoleto, Lincoln Oliveira rebate acusações sobre gestão da Stock Car

Chefe da Audi fala sobre possível troca de Bortoleto e dupla na F1

Fittipaldi cobra Russell e prevê disputa com Antonelli na F1



