De Osasco para o mundo: Bortoleto retorna ao Brasil com sonho realizado na F1
Aos 21 anos, piloto correrá no GP de São Paulo pela primeira vez

Gabriel Bortoleto tinha apenas 11 anos quando saiu de casa em busca de um grande sonho, deixando a mãe em prantos. Longe da família, o menino de Osasco iniciou um caminho árduo, mas recompensador. Em sua temporada de estreia na Fórmula 1, o jovem de 21 anos coloca as cores do Brasil novamente na pista de Interlagos a partir desta sexta-feira (7), no Grande Prêmio de São Paulo.
➡️EXCLUSIVO: Felipe Massa projeta Gabriel Bortoleto lutando por vitórias na F1
Desde a infância, o objetivo de Gabriel era um só: se tornar um piloto de Fórmula 1. A inspiração veio de dentro de casa, já que o irmão mais velho, Enzo, também teve sua vivência no automobilismo, com passagens pela Fórmula 3 Britânica e pela Porsche Cup. Foi dele que partiu uma decisão determinante no caminho de Gabriel quando, ao ver o potencial do irmão, abriu mão da própria carreira de piloto para que a família concentrasse seus recursos exclusivamente no caçula.
Gabriel Bortoleto encontrou um "segundo lar" no mundo do automobilismo para dar seus primeiros passos no esporte. Na ida para a Europa aos 11 anos, foi acolhido por Francesco di Mauro, seu coach no kart e pai de Gaetano, piloto da Stock Car. Assim, a paixão pela velocidade se mantinha mais viva do que nunca.

O bom filho à casa torna
Longe de casa, Bortoleto começou a despontar como um dos principais talentos de sua geração. Após o sucesso no kart, chamou a atenção do bicampeão Fernando Alonso, que passou a gerenciar sua carreira. A partir de 2023, veio a ascensão meteórica: Aos 19 anos, conquistou o título da Fórmula 3 em sua temporada de estreia na categoria. No ano seguinte, repetiu o feito, desta vez na Fórmula 2.
Assim, em novembro de 2024, foi anunciado pela Sauber como piloto titular para a temporada 2025 da Fórmula 1, concretizando o sonho e dando sequência ao legado brasileiro na modalidade. O ápice na terra natal acontece na corrida de Interlagos, neste fim de semana, quando Bortoleto quebrará uma sequência de oito anos sem a presença de um brasileiro no circuito.
O último piloto do país a correr no Grande Prêmio de São Paulo foi Felipe Massa, em 2017. Piloto da Williams, ele garantiu a nona posição no treino de classificação e encerrou a prova em sétimo lugar, encerrando sua passagem por Interlagos.
➡️Pescoço de aço e reflexos rápidos: como é a preparação física na Fórmula 1
Estreia em Interlagos
Apesar de o GP de Interlagos 2025 marcar a estreia de Bortoleto no circuito pela Fórmula 1, não será a estreia do brasileiro na pista. Em 2022, Gabriel participou da corrida de duplas, na abertura da temporada da Stock Car a convite de Gaetano Di Mauro, o "irmão postiço" da adolescência na Europa.
Desta vez, a presença de Bortoleto em Interlagos contará com um fator diferente: a presença da torcida. Se a estreia no autódromo, após a pandemia, aconteceu sem a presença de público, agora todos os olhos nas arquibancadas estarão voltados para o jovem.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Tudo sobre
Sugerida para você!






Mais LANCE!
















