menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Número de Verstappen quebrou jejum da Ferrari com título de Schumacher

Piloto usou o número em três temporadas após precisar abandonar o #1

b81b4cb8-45a7-4972-80fe-9025fdbbb9a7_20250131_170213-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThiago Fernandes,
Dia 18/12/2025
14:04
Novo número de Verstappen e Michael Schumacher (Fotos: Reprodução)
imagem cameraNovo número de Verstappen e Michael Schumacher (Fotos: Reprodução)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nesta quinta-feira (18), Max Verstappen oficializou que usará o número 3 na Fórmula 1 (F1) a partir de 2026. O número, entretanto, já foi de Michael Schumacher no ano de 2000. Na temporada, o piloto alemão foi uma peça importante para a volta da ascensão da Ferrari na categoria.

continua após a publicidade
German Michel Schumacher drives his Ferrari chased by teamate Rubens Barichello of Brazil, during the untimed practice session Friday, March 24, 2000 in Sao Paulo for Sunday's Brazilian Formula One Grand Prix. (AP Photo/Dario Lopez Mills)
Michael Schumacher usando o número 3 no GP Brasil de 2000 (Foto: AP Photo/Dario Lopez Mills)

A Ferrari não vencia um campeonato de pilotos da F1 desde 1979, com isso, o piloto foi contratado em 1996 para tentar quebrar essa fase. Campeão em 1995, Schumacher não venceu em sua estreia na equipe italiana e, no ano seguinte, precisou abandonar o número 1 — exclusivo do campeão da temporada anterior.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Em 1997, Schumacher passou a usar o número 5 e, naquela temporada, foi desclassificado do campeonato inteiro por tentar tirar Jacques Villeneuve da disputa do título de forma forçada. A partir de 1998, o piloto passou a usar o número 3.

continua após a publicidade

Dois anos depois, o piloto alemão finalmente quebrou o jejum de título de pilotos da Ferrari. Foram 21 anos sem um piloto levantar o troféu de campeão vestindo vermelho. Usando o número 3 em 2000, Schumacher foi campeão com 19 pontos de vantagem e nove vitórias. Ele também voltou a ser campeão após cinco temporadas.

➡️ Max Verstappen revela novatos que mais o impressionaram na F1 2025

Verstappen troca de número na F1

Quem começou a acompanhar a Fórmula 1 nos últimos quatro anos, nem imaginava que o número de origem de Max Verstappen é o #33. O holandês assumiu o número #1 como destaque após o primeiro título mundial, mas precisará trocar com a conquista de Lando Norris no Mundial de Pilotos da F1 2025.

continua após a publicidade

Vale destacar que, desde 2014, apenas o campeão do ano anterior tinha a possibilidade de abandonar o seu número de estreia. No entanto, essa regra vai mudar com o novo regulamento da F1 a partir da temporada 2026.

A mudança no regulamento, inclusive, ajudou a Verstappen decidir por uma nova troca de número, sem voltar ao escolhido em sua primeira temporada na Fórmula 1. Em entrevista ao canal "Viaplay", o tetracampeão do mundo confirmou que abandonará o #33 para correr com seu "número favorito".

Max Verstappen foi o campeão do GP de Las Vegas (Foto: Patrick T. Fallon / AFP)
Max Verstappen foi o campeão do GP de Las Vegas (Foto: Patrick T. Fallon / AFP)

— Não será o número 33. Meu número favorito sempre foi o 3, além do 1. Agora podemos fazer a troca. Passarei a utilizar o 3 — disse o holandês.

No ano em que chegou a Fórmula 1, Max não pôde utilizar o número #3 por causa de Daniel Ricciardo, seu ex-companheiro na Red Bull. Com o australiano fora das pistas, o holandês enfim conquista a oportunidade de escolher e usar o símbolo preferido.

  • Matéria
  • Mais Notícias