Alfinete - Youtuber

Alfinete ficou conhecido nacionalmente no extinto Pânico na TV, da RedeTV (Foto: Reprodução/Instagram)

LANCE!
29/10/2021
14:44
Rio de Janeiro (RJ)

O radialista e youtuber Daniel Peixoto, o Alfinete, que ficou conhecido nacionalmente no extinto 'Pânico na TV', da RedeTV, recebeu do Spotify a missão de comandar um podcast diferente dos demais, que não se trata de uma mesa redonda para falar das rodadas e torneios, mas para relembrar grandes histórias do futebol sob uma ótica lúdica.

No Original Spotify 'E Se?', Alfinete guia o ouvinte pelos possíveis rumos que algumas situações poderiam ter tomado: E se aquela bola que bateu na trave e quicou em cima da risca tivesse entrado, e se o juiz não tivesse dado aquele pênalti, e se aquela corrida tivesse sido na chuva? Uma viagem e tanto para imaginar como as coisas teriam sido se os resultados de jogos e grandes acontecimentos esportivos tivessem sido diferentes.

Com episódios toda terça, a história do esporte ganha uma nova versão de maneira informativa e divertida.

- O 'E se?' É um podcast que segue um roteiro, ele tem começo, meio e fim. Diferentemente da maioria dos outros podcasts que são mais abertos e contam com entrevistas, o e se? É direto e objetivo. Existe uma narrativa que começa com um momento histórico do esporte e a ideia é contar essa história da maneira que ela não aconteceu. Por exemplo, e se o gol de mão do maradona tivesse sido anulado? Quanta coisa teria mudado? Aí contamos essa nova história. O e se? É um tipo de “ efeito borboleta” do esporte - destaca o comandante do podcast.

- Os temas desse podcast são escolhidos de acordo com o que ele pode oferecer para a criação desse “ universo paralelo “. O assunto precisa proporcionar um leque de possibilidades para que possamos ir longe na criação. No caso do gol de mão do Maradona, por exemplo, se ele é anulado o Maradona poderia até ter sido expulso, e se ele é expulso ele não faz o gol mais bonito da história das copas, e a argentina não ganha da Inglaterra e não é campeã, e a campeã poderia ser a Alemanha! Se a argentina não é campeã Maradona não vira deus e não ganha uma igreja na argentina e por aí vai! Ele não seria comparado ao Pelé e talvez não fosse para a copa de 90 e não tocaria aquela bola pro Caniggia eliminar o brasil - completa.

Apesar do seu passado humorístico na TV, Alfinete destaca que o programa preza mais pela informação e pela questão lúdica e criativa, o que não o impede de ser bem-humorado.

- O brasileiro é um povo muito interessado por esporte e sempre se demonstrou simpático e bem humorado, embora isso tenha mudado um pouco nos últimos anos. O humor sem dúvida faz parte do espírito do brasileiro. Mas o e se? Não é um podcast feito para você gargalhar, morrer de dar risada. Ele tem toques de humor e eu acredito que ele seja muito mais informativo e interessante pela viagem que ele proporciona, do que especificamente engraçado. Ele surpreende em outros sentidos e trabalha muito com a imaginação de quem escuta e isso é muito legal - conclui.

Esse novo produto é o terceiro produto Original Spotify voltado para o esporte. Além do 'E Se', a plataforma de streaming conta com o 'Chute nas Bolas', que é apresentado por Marco Bianchi, e o 'Primeira Rodada', apresentado pelos jornalistas Beth Romero, Mauro Beting e Bruno Prado, que conta com análise e opinião de tudo o que aconteceu na rodada do dia anterior.