Maracanã faz aniversário e recebe a visita de 71 crianças de projetos sociais de sete comunidades
Responsável por guiar a criançada, o secretário estadual de Esportes, Leandro Alves, anunciou projeto de um novo livro em homenagem ao templo do futebol

O mais emblemático templo de futebol mundial, o Maracanã, comemora 71 anos nesta quarta-feira. Para marcar esta data, 71 crianças com idades entre 5 e 17 anos, de 7 comunidades diferentes ( Providência, Jacarezinho, Barreira do Vasco, Batan, Camarista, Borel e Vidigal) que nunca tiveram a oportunidade de estar tão perto do gigante, puderam fazer o tour, que foi guiado pelo secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves, e passear pelas mais importantes áreas internas do estádio, da Calçada da Fama à tribuna, onde ficam as equipes de imprensa em dias de jogos.
+Veja a tabela do Brasileirão!
- Olhando para essas crianças que estão aqui hoje com a gente, eu posso dizer que eles sairão daqui outras crianças e que eles irão replicar essa experiência vivida aqui para outras crianças, seus colegas e para seus familiares, com reforço de valores. Quero aproveitar e agradecer à UPP que nos apoiou e dizer que o que depender da Secretaria de Esporte, em nome do governador Cláudio Castro, o esporte de inclusão será pauta prioritária para o nosso projeto – comenta Leandro Alves.
- O Jiu Jitsu representa muita coisa na minha vida. Graças ao esporte eu pude estar aqui hoje e pude ir a São Paulo duas vezes competir. Fiquei muito feliz quando soube que íamos vir. É muito gratificante estar aqui, pois eu nunca imaginei estar, meus pais nunca teriam condição de me trazer. Agora eu vou ficar ainda mais feliz de ver o meu time jogar aqui, por já ter estado aqui. - comenta Isabela Marques do Vale, de 14 anos, da comunidade da Providência. Ela que é tricampeã brasileira e tricampeã mundial de Jiu Jitsu, completará 15 no próximo sábado e recebeu o passeio como um presente de aniversário.
Durante o passeio as crianças puderam passar pela Calçada da Fama e ver de perto os moldes dos pés de ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Zagallo; visitar os vestiários e as salas de aquecimento dos jogadores; além da salas onde acontecem as coletivas de imprensa. Também foi possível encontrar de pertinho peças cedidas por Neymar Jr., camisa 10 da seleção brasileira, que doou recentemente sua chuteira e uma bola, autografadas ao acervo do estádio e acessórios doados por Zico, o maior artilheiro da história do Maracanã.
- Foi emocionante estar aqui pela primeira vez, passar pelos locais onde os jogadores passam, sentir essa energia. - comenta Felipe Cabral Timóteo, de 16 anos, bicampeão brasileiro de Jiu Jitsu que já conquistou 54 medalhas, "a maioria de ouro", nas palavras dele. Felipe também mora na comunidade da Providência.
A criançada também teve a oportunidade de chegar pertinho do gramado e da área onde ficam os bancos de reserva. Como o ponto alto do tour, a chegada à área da tribuna de imprensa, de onde pode se ter uma vista privilegiada do campo e de cada pedacinho do templo que abriga quase 80 mil torcedores, foi a que gerou mais reações de emoção e deslumbramento entre os pequenos.
Organizado pela secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e pela Superintendência de Desportos do Estado – SUDERJ, em parceria com a Secretaria de Polícia Militar, através do Comando de Polícia Pacificadora (CPP), que ficou responsável pela seleção das crianças, a ação contou ainda com a parceria da LBV – Legião da Boa Vontade, por meio do Instituto Faixa Preta de Jesus e M Dias Branco, que preparou lanches que foram entregues às crianças ao final do passeio. Todos os meninos e meninas participam de projetos sociais desenvolvidos por policiais militares nas sete comunidades.
Projeto transmídia 7 Décadas de Emoção
Durante a visita, o secretário Leandro Alves também anunciou o projeto transmídia "Maraca-nã: 7 décadas de emoção", que está em construção. O projeto terá um livro de capa-dura com 71 depoimentos sobre o estádio, um livro com a história do Maracanãzinho e um mini-documentário que vai passar pelos principais momentos do estádio, narrados por quem par-ticipou da história. O projeto está sendo desenvolvido em segredo e tem previsão de estar finalizado ainda em 2021.

Fora de Campo
Plihal revela convocação ideal para Seleção Brasileira
Há 44 minutos
Fora de Campo
Erro de arbitragem em São Paulo x Boca Juniors repercute
Há 1 hora
Fora de Campo
Nova postagem do Vasco acende expectativa por chegada de Richarlison
Há 1 hora
Fora de Campo
Hernanes destaca ponto-chave na derrota do São Paulo
Há 2 horas
Fora de Campo
Torcida manda recado a Alan Lescano, novo reforço do Vasco
Há 3 horas
Vôlei
Atuações de Vivian e Sabrina no Sul-Americano ganham a web: 'LA espera vocês'
Há 13 horasMais LANCE!

Camisa 0? Entenda uniforme de Thiago Silva após vitória do Fluminense

Gol perdido em Boca Juniors x São Paulo irrita torcedores: 'Não pode'

Publicação de Leila irrita torcedores do Palmeiras: 'Não é possível'

Gol perdido de Spinelli em Ind. Santa Fe x Vasco gera revolta

Lance de Léo Jardim em Ind. Santa Fe x Vasco chama atenção: 'Bizarro'

Gafe de narrador da ESPN em Fluminense x Platense irrita torcedores

Falha em Real Madrid x Inter de Milão viraliza: 'Inacreditável'

Possível destino de Cebolinha, do Flamengo, repercute: 'Coisa séria'

IA aponta favorito ao título da Champions League; veja ranking

Silas aponta problemas e projeta futuro da Seleção Brasileira: 'Nunca mais'

Savinho tenta convencer Richarlison a jogar no Atlético, mas atacante deseja o Vasco

Raphinha vira assunto após divulgação dos indicados à Bola de Ouro: 'Bizarro'

Felipe Melo crava contratação de Richarlison pelo Vasco



