Luciano Burti - Copa Truck

Burti vai comentar Stock Car, Extreme E, Fórmula E, W Series, Porsche Cup, e Copa Truck (Foto: Divulgação)

LANCE!
08/10/2021
14:54
Rio de Janeiro (RJ)

O comentarista Luciano Burti está de volta ao Esporte da Globo. O ex-piloto de Fórmula 1 irá comentar as competições de automobilismo que os canais SporTV transmitem ao longo da temporada, como Stock Car, Extreme E, Fórmula E, W Series, Porsche Cup, e Copa Truck.

A estreia já acontece neste fim de semana. Burti participa das transmissões das etapas da Porsche Cup, que serão disputadas sábado e domingo, em Goiânia. O SporTV3 exibe a íntegra das corridas a partir de 21h30 nos dois dias, com a narração de Clayton Carvalho.

- Estou voltando e muito feliz. Temos muitas competições para transmitir. Entrei na Globo pela primeira vez como comentarista fixo no fim de 2004 e não sinto como se tivesse saído. Continuei acompanhando as corridas de casa e nestes seis meses era como se eu estivesse aqui ainda de coração. Vamos ter bastante trabalho pela frente -  celebra o comentarista.

Burti deixou a Globo em março após a saída da Fórmula 1 da emissora, que passou a ser transmitida pela Band. Ele foi uma das vozes mais conhecidas das transmissões dos canais Globo, seja na TV aberta ou no SporTV, onde, além de trazer um pouco da visão do piloto nos seus comentários, se notabilizou por traduzir as falas dos pilotos nas comunicações via rádio.

Na Fórmula 1, Burti foi piloto da Jaguar e estreou na temporada 2000. No ano seguinte, se transferiu para a Prost. Foi em 2001 que o paulista, hoje com 46 anos, sofreu o mais grave acidente da carreira durante o GP da Bélgica.

Em 2002, Burti deixou o grid como piloto titular, mas continuou no meio do esporte como piloto de testes da Ferrari, função que exerceu até 2004, mesmo ano em que se uniu ao Grupo Globo como comentarista da Fórmula 1.

Burti competiu na Stock Car entre 2005 e 2018 e conquistou duas vitórias: Tarumã, em 2009, e Campo Grande, em 2011.