Arnaldo Ribeiro - SporTV

Arnaldo Ribeiro era comentarista convidado do SporTV e participava, principalmente do 'Seleção'; jornalista foi para a TV Cultura nesta quarta (Foto: Reprodução/SporTV)

LANCE!
05/08/2021
10:31
São Paulo (SP)

O comentarista Arnaldo Ribeiro trocou a rede Globo pela TV Cultura, onde participará do novo programa "Revista Esporte Debate", ao lado de Mauro Cezar Pereira e Vladir lemos. De acordo com o portal Notícias da TV, contudo, o comentarista foi desligado da emissora carioca por críticas aos ex-árbitros da "Central do Apito" em seu canal do YouTube após o empate sem gols entre São Paulo e Palmeiras, que geraram reclamações formais da equipe. 

> Confira a classificação atualizada do Brasileirão 2021 e simule as rodadas!

- Eu não sou funcionário da Globo. Sou convidado eventual. Então, participar ou não do programa depende do convite deles. A decisão é deles. Não tenho vínculo - explicou o comentarista ao portal. Arnaldo, no entanto, afirmou não ter conhecimento de reclamações dos participantes da "Central do Apito". 

- Não estou sabendo da reclamação deles. No sábado, mais uma vez eu critiquei a utilização desastrosa do VAR no futebol brasileiro. Critiquei o comando da arbitragem e os árbitros do VAR e de campo. Para mim, estão todos perdidos. Nenhuma crítica específica à Central do Apito. Pelo contrário - acrescentou o comentarista. 

+ Conheça o novo app do LANCE! e fique por dentro dos resultados e notícias!

- Respeito a opinião deles, incluindo sobre o VAR, o trabalho deles e todos eles pessoalmente. Inclusive fui um dos responsáveis pela contratação do Sálvio para a ESPN como primeiro comentarista de arbitragem da emissora, espécie de tabu até então. E, de novo, não é o foco do meu comentário. O foco é o quanto estão perdidos na utilização do VAR no futebol brasileiro. Essa é a discussão - concluiu Arnaldo Ribeiro. 

O comentário que teria causado reclamações por parte dos ex-árbitros Sandro Meira Ricci, Fernanda Colombo, Sálvio Spínola e Paulo César de Oliveira foi feito no canal do YouTube de Arnaldo. No vídeo, ele afirmou que o VAR no Brasil funciona com comentários dos analistas de arbitragens. 

- Para você entender a questão do pênalti revertido e o lance final, é o seguinte: o árbitro do VAR era o Péricles Bassols. Um árbitro péssimo e que virou comentarista de arbitragem na TNT. Sabe o que ele tem no WhatsApp? O grupo dos comentaristas todos. O pênalti do Marquinhos, quando atropela ele, passa por cima… O Luiz Flavio de Oliveira está de frente para o lance, é imperdoável. O Sálvio Spínola, na transmissão, fala que na visão dele não foi - afirmou o comentarista. 

- O Péricles Bassols manda no ouvido do Luiz Flavio de Oliveira, depois de ouvir o Sálvio: "Dá uma olhada, na transmissão estão falando que não foi". É assim que funciona o VAR o Brasil. Não tem interpretação do árbitro em campo. A interpretação é da câmera lenta, do cara do VAR e depois de ele ouvir a "Central do Apito" - concluiu Arnaldo Ribeiro.