Retorno de Pulgar ao Flamengo melhora meio-campo e traz segurança defensiva

Chileno dá consistência ao Rubro-Negro e potencializa sua importância para o time de Sampaoli

Flamengo-x-Gremio-Semifinal-da-Copa-do-Brasil-Maracana-16-08-2023-61-scaled-aspect-ratio-512-320
Erick volta de lesão em grande estilo e muda meio-campo do Flamengo contra o Grêmio(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Escrito por

Na última quarta-feira (16), o Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0, anotou um 3 a 0 no placar agregado e garantiu a classificação para a final da Copa do Brasil. E um dos grandes nomes do confronto foi Erick Pulgar, que voltou a campo após lesão grave no bíceps femoral da coxa direita. O retorno do volante melhorou o meio-campo e trouxe segurança ao Rubro-Negro.

+ Pulgardependência? Flamengo tem queda brusca de rendimento durante ausência de volante

A volta de Pulgar foi um presente para a torcida do Flamengo. O chileno, que não atuava desde julho, foi titular e, mesmo sem ritmo de jogo, mostrou que não é banco deste time. A presença de Erick deu consistência e segurança defensiva a um Flamengo que é frágil e facilmente superado. O volante, além disso, é também um equilíbrio para o Rubro-Negro e sempre busca encontrar soluções em momentos em que se parece não 'ter para onde correr' com o jogo.

No jogo de seu retorno pós lesão, Erick Pulgar permaneceu por 77 minutos em campo. Ao todo, o volante anotou 37 ações com a bola e acertou 80% dos passes.

As estatísticas da temporada também traduzem o equilíbrio que Pulgar dá ao Flamengo de Jorge Sampaoli. Os últimos 10 jogos com o chileno em campo terminaram em nove vitórias para o Rubro-Negro e um empate. Por outro lado, em nove jogos sem a presença de Erick, o Fla anotou quatro vitórias, três empates e duas derrotas.

A qualidade do jogador, inclusive, foi comentada por Jorge Sampaoli ao final do jogo contra o Grêmio, em coletiva. O técnico do Flamengo explicou a atuação do chileno e rasgou elogios ao jogador. "Pulgar é um volante fixo que nos dá muito equilíbrio. Quando ele joga, o time tem muita compensação e muita saída de bola, então optei por ele. Deixou de jogar pela lesão. Sinceramente, para mim, ele é muito importante".

Cabe destacar, inclusive, que após a lesão grave sofrida, Erick Pulgar iniciou a transição em campo na segunda-feira (14), dois dias antes do jogo contra o Grêmio. Já de cara se mostrou bem fisicamente e esteve em condições de atuar por 77 minutos em sua primeira partida pós-contusão.

Com Pulgar à disposição, o Flamengo agora dá uma pausa na Copa do Brasil e vira as atenções para o Campeonato Brasileiro. O próximo desafio do Rubro-Negro na temporada será o jogo contra o Coritiba, no domingo (20). A bola vai rolar no Estádio Couto Pereira, às 16h (horário de Brasília).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter