Vitinho (CSKA)

Vitinho fez um grande temporada pelo CSKA e pode reforçar o Flamengo em 2018 (Foto: Reprodução)

Matheus Dantas
20/07/2018
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Entre o Flamengo e Vitinho, já está tudo encaminhado. Para que a chegada do atacante à Gávea se torne realidade, falta o acordo financeiro com o CSKA-RUS, clube com o qual o atleta de 24 anos tem contrato válido até junho de 2020. A sua chegada é vista com otimismo no clube, mas a diretoria adota a discrição para não causar frustração na torcida caso a negociação não se concretize.

IMPACTO NO ATAQUE DO FLAMENGO

O interesse do Flamengo em Vitinho já é antigo, mas, após a saída de Vinícius Jr e o fim da negociação pela chegada de Ryan Babel, do Besiktas-TUR, a chegada do atacante de 24 anos voltou a ser a prioridade da diretoria do Rubro-Negro.

Revelado no Botafogo e com passagem pelo Internacional, Vitinho fez uma temporada de destaque pelo CSKA, da Rússia. Com explosão, velocidade e capacidade de finalização, sua chegada à Gávea seria de grande impacto em momento decisivo do ano para a equipe comandada por Maurício Barbieri.

Se contratado, Vitinho chegaria para assumir a titularidade na ponta esquerda, tendo Marlos Moreno como principal concorrente - o jovem colombiano ainda não se firmou no Flamengo, mas vem mostrando evolução. Além disso, com Vitinho à disposição, Barbieri não precisaria utilizar Uribe ou Guerrero como atacante pelo lado, acirrando a briga pela vaga de centroavante. Henrique Dourado e Lincoln também são opções para o setor ofensivo do Rubro-Negro.

Por isso, Vitinho é unanimidade entre comissão técnica e diretoria, que fará o possível - dentro da realidade financeira do clube - para contratar o atacante.

O STATUS DA NEGOCIAÇÃO

O Flamengo encaminhou ao CSKA uma proposta de compra do atacante e aguarda uma resposta do clube russo. Segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, da "ESPN", a multa de Vitinho é de 10 milhões de euros (cerca de R$ 45,2 milhões) e a diretoria tenta um acordo para parcelar o pagamento.

Em setembro de 2013, o CSKA pagou ao Botafogo 9,5 milhões de euros - na época, o equivalente a, aproximadamente, R$ 29,6 milhões - pelo atacante. O clube de Moscou passa por um momento financeiro delicado. Assim, a venda por uma valor maior do que foi pago por Vitinho é bem vista pela diretoria.

VITINHO: ARTILHEIRO E GARÇOM NA RÚSSIA

Com 12 gols e nove assistências na última temporada do CSKA, Vitinho foi um dos principais nomes da equipe vice-campeã da Liga Russa e que chegou às quartas de final da Liga Europa. O jogador terminou como quinto jogador que mais participou decisivamente (gols + assistências) na competição nacional.

Em relação as suas passagens por Botafogo e Inter, Vitinho viveu seu melhor ano - levando em conta apenas os números. Assim, a expectativa é de que, confirmada sua chegada à Gávea, o atacante logo apresente um bom futebol.

PRAZO PARA A CONTRATAÇÃO

A diretoria do Flamengo tem como política não comentar negociações em curso, mas tem pressa para repor as saídas de Vinícius Júnior e Jonas - e com razão. Classificado para as fases decisivas da Copa do Brasil e Libertadores, o clube trabalha para contratar reforços a tempo de regularizá-los nos torneios.

Na Copa do Brasil, os clubes têm até o dia 30 de julho para inscrever novos atletas. O Flamengo enfrenta o Grêmio nas quartas de final. A partida de ida, no dia 1º de agosto, será em Porto Alegre. A volta, no dia 15, será no Maracanã.

O prazo para inscrições na Libertadores, por sua vez, é até 72h antes do jogo que abre o confronto. Como recebe o Cruzeiro, pelas oitavas de final, em 8 de agosto, o Rubro-Negro tem até o dia 5 de agosto. Além disso, a Conmebol só permite cinco trocas na lista de 30 nomes inscritos na fase de grupos. Quatro desses 30 atletas já deixaram o clube: Vinícius Jr, Felipe Vizeu, Jonas e Everton.

No Brasileirão, a CBF permite a inscrição de novos atletas até 4 de setembro.

Fernando Uribe foi o único reforço anunciado pelo Flamengo durante a Copa do Mundo da Rússia e a chegada do colombiano pode ser considerada como uma reposição para a saída de Felipe Vizeu, negociado com a Udinese-ITA. O centroavante será inscrito na Copa do Brasil e também na Copa Libertadores.