Inspirado na filosofia de Cruyff, Jesus revela pedido inicial por um '9' no Fla
Técnico do Flamengo não escondeu que tinha a preferência por um centroavante, em sua chegada, e ratificou o seu perfil ofensivo ao citar o lendário jogador e treinador holandês

O primeiro mês de Jorge Jesus sob o comando do Flamengo deu o que falar. Ferramentas tecnológicas nos treinos, elevação de intensidade nas atividades, frases contundentes, holofotes da mídia portuguesa, eliminação e classificação. Teve de tudo um pouco com a chegada do Mister, que ainda não teve o seu primeiro pedido atendido pela diretoria rubro-negra: um centroavante.
Logo após a classificação sobre o Emelec, às quartas da Libertadores, Jesus não fez questão de esconder qual foi a sua primeira solicitação ao desembarcar no clube da Gávea, já que o português entende que Gabriel Barbosa e Bruno Henrique não são autênticos camisas 9.
- Como vocês sabem, as inscrições sem ser para a Libertadores vão fechar. O primeiro jogador que pedi foi um centroavante. Sei que precisamos de um jogador assim. Gabigol e Bruno Henrique estão fazendo muito bem de acordo com as suas características, mas não são centroavantes. Tive que recorrer a um meia que é o caso do Reinier (contra o Emelec, no lugar de Gabigol). Como disse antes, se não tem cão, caça com gato. Estamos tendo soluções.
Jesus soma 7 jogos pelo Flamengo: 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota
O técnico avisou que, diante dos equatorianos, com Gabigol no limite físico (tanto que sentiu uma lesão muscular), o ideal seria um pivô para segurar a bola no ataque e fazer com o que o seu time tivesse mais controle no segundo tempo. A intensidade caiu, o ataque parou de costurar a posse, e Jesus deu uma explicação curiosa ao tecer sobre o cenário e a sua filosofia, inspirada no lendário Johan Cruyff.
- É impossível uma equipe jogar como o Flamengo fez por 45 minutos, quando o Emelec não fez um arremate. Foram 70% de posse de bola... Como que você quer que uma equipe seja, no Brasil, na China ou Europa, como o Flamengo foi por 105 metros pressionando o portador da bola e chegue na segunda parte com a mesma intensidade? Sabe onde isso acontece? No PlayStation - disse o treinador, completando:
- Nenhuma equipe joga 90 minutos da mesma forma. Isso é o futebol. A equipe sentiu na segunda parte (contra o Emelec), que não precisava arriscar tanto quanto no primeiro tempo. Tudo isso faz parte. O Flamengo tem jogadores experientes que sabem conviver com pressão. Hoje (quarta), era importante não sofrer gol, e não sofremos. A equipe tem uma forma de jogar, para a frente, que é importante saber defender bem. Sou grande fã de um grande treinador: Johan Cruyff. Ele dizia que preferia ganhar de 5x4 do que 1x0.
#JogamosJuntos 🔴⚫️
— Flamengo (@Flamengo) August 1, 2019
📸 Alexandre Vidal pic.twitter.com/xPgPg2TCGt
Jesus citou o líder do "Carrossel Holandês" da década de 1970 e que também foi revolucionário como treinador, sobretudo no Barcelona, onde catapultou um estilo de toques curtos, domínio do adversário, de jogo bonito e ofensivo.
Para moldar o seu time ainda mais condizente com tal perfil, Jorge Jesus ainda pode ver um típico centroavante chegar através de uma oportunidade no mercado nacional, tendo em vista que o Campeonato Brasileiro permite inscrições até o fim de setembro. Via Europa, não há mais tempo hábil, e o comandante terá a missão de seguir criando soluções com as peças atuais, mas agora com a confiança conquistada com a - dramática - vaga na Libertadores.

Lutas
Muito além de torcedor, José Aldo já foi atleta do Flamengo no UFC
Há 59 minutos
Flamengo
Opinião: por que Lino e Pedro, do Flamengo, merecem ganhar chances com Ancelotti
Há 6 horas
Futebol Internacional
Dirigente do River Plate explica contratação de Almada e cita diferença para Flamengo
Há 17 horas
Fora de Campo
Possível destino de Cebolinha, do Flamengo, repercute: 'Coisa séria'
Há 19 horas
Santos
Santos encaminha contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo
Há 21 horas
Flamengo
Flamengo vs concorrentes: compare o desempenho dos 'melhores clubes do mundo'
Há 1 diaMais LANCE!

Janela de transferências no Brasil se aproxima do fim; saiba todos os detalhes

Flamengo é finalista do prêmio de Clube do Ano da Bola de Ouro 2026

Os números explicam: como Léo Pereira alcançou outro patamar na história do Flamengo

River provoca Flamengo com vídeo de Almada e enlouquece torcedores: 'O único'

Flamengo libera Cebolinha para tratar assuntos pessoais, e saída ganha força

Plata se reapresenta e treina com o Flamengo antes de viagem pela Libertadores

Samuel Lino e Pedro, do Flamengo, estão na pré-lista de convocação da Seleção

Lino celebra vitória do Flamengo, encerra polêmica com Arrascaeta e fala sobre Seleção

Flamengo dispara, abre vantagem sobre o Palmeiras e vira favorito ao título do Brasileirão; veja os números

PC Oliveira aponta erros de arbitragem em jogos do Brasileirão

Ayrton Lucas celebra desempenho em maratona de jogos pelo Flamengo

Decisão de Jardim mantém futuro de Cebolinha no Flamengo em aberto

Torcedores do Palmeiras se revoltam com liderança do Flamengo: 'Tenebrosa'



