Dupla sobra em semifinal contra o Vasco e é a boa notícia do Flamengo em 2023

Reservas na última temporada, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas conquistam titularidade sob o comando de Vítor Pereira

Flamengo x Vasco
O zagueiro Fabrício Bruno em ação pelo Flamengo (Foto: Armando Paiva/LANCE!)

Escrito por

O Flamengo venceu o Vasco por duas vezes e disputará o título do Campeonato Carioca com o Fluminense nos dias 2 e 9 de abril. A classificação e as vitórias nos clássicos trazem alívio momentâneo na pressão sobre o técnico e jogadores, mas não escondem que o time ainda está abaixo coletivamente. De positivo, há as atuações consistentes de Fabrício Bruno e Ayrton Lucas.

+ ATUAÇÕES: Pedro é eficiente e leva a melhor nota do Flamengo contra o Vasco

O zagueiro e o lateral-esquerdo são as novidades no time titular em relação a 2022. Com Dorival Júnior, os dois eram reservas na última temporada. Não que estivessem mal, mas a titularidade de Léo Pereira e David Luiz, na defesa, e Filipe Luís, na lateral esquerda, eram incontestáveis no momento. Desde janeiro, o cenário mudou, e a dupla assumiu a condição de titular do Flamengo.

A POTÊNCIA DE AYRTON LUCAS

Filipe Luís já avisava que Ayrton Lucas estava 'voando" nos treinos, e o lateral-esquerdo está mostrando em campo. No sistema de Vítor Pereira, com três zagueiros, atua como ala, tendo mais liberdade para chegar à linha de fundo, uma de suas principais características. A potência física para ir e voltar ao ataque, a condução da bola em velocidade e conclusão da jogada o tornam um dos principais nomes do Flamengo na temporada. Foi assim no domingo, quando participou do primeiro gol contra o Vasco, do Pedro, e marcou o terceiro gol, já nos minutos finais no Maracanã.

- Fui feliz. Estava do lado esquerdo, fiz o movimento, acabou tendo a falta, fiquei no meio. O Pedro foi bem, bateu a falta rápido, feliz demais de estar marcando com essa camisa. Trabalhar, pois teremos uma final muito difícil - disse Ayrton Lucas após a vitória por 3 a 1 no Clássico dos Milhões.

Vasco x Flamengo
O camisa 6 Ayrton Lucas no Clássico dos Milhões (Foto: Armando Paiva / LANCE!)

FABRÍCIO BRUNO SE IMPÕE NA DEFESA

Nas vitória por 3 a 2 e 3 a 1 sobre o Vasco, o sistema defensivo voltou a apresentar dificuldades. Os gols sofridos falam por si só, e o time ainda não mostra consistência com os três zagueiros expostos em muitos momentos. O momento individual de alguns nomes, como Thiago Maia e David Luiz, também não ajudam, diferente da fase vivida por Fabrício Bruno, decisivo para a classificação.

+ Vítor Pereira admite atuação abaixo do Flamengo e projeta decisão do Carioca

No jogo de ida, marcou o gol da vitória. Defensivamente, o camisa 15 é quem vem tendo o melhor desempenho entre os zagueiros. Fabrício Bruno tem atuado aberto pelo lado direito e impressiona pela velocidade e capacidade de recuperação, sendo destaque na parte defensiva do Rubro-Negro.

+ VÍDEO: veja os melhores momentos da vitória do Flamengo sobre o Vasco na semifinal

O defensor também está sobrando fisicamente, enquanto seus companheiros não. David Luiz, Rodrigo Caio, Pablo, Léo Pereira... Todos os demais já tiveram problemas físicos nesta temporada.

As duas semanas até o primeiro Fla-Flu darão a Vítor Pereira tempo para fazer os ajustes necessários na equipe, além de aprimorar a parte física do elenco. O técnico não costuma repetir a equipe titular, mas as presenças de Ayrton Lucas e Fabrício Bruno são duas certezas para as finais.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter