menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Conmebol abre processo disciplinar contra Plata, e Flamengo estuda resposta

Jogador foi expulso no segundo tempo da semifinal contra o Racing

WhatsApp-Image-2025-03-27-at-16.45.12-aspect-ratio-1024-1024
Sharon Nigri Prais
Rio de Janeiro (RJ)
6d94f20e-a857-4d17-b0ff-f8edf95e23a1_Foto_Lucas-Bayer-aspect-ratio-1024-1024
Lucas Bayer
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 30/10/2025
18:52
Atualizado há 1 minutos
Conmebol processo Plata
imagem cameraPlata em campo pelo Flamengo na semiginal da Libertadores, contra o Racing (Foto: Adriano Fontes/CRF)

  • Matéria
  • Mais Notícias

A expulsão de Plata na partida entre Flamengo e Racing, pela semifinal da Libertadores, pode ter consequências maiores para o jogador. A princípio, Plata cumpriria suspensão automática, mas a Conmebol abriu um processo disciplinar contra o atacante nesta quinta-feira (30), o que pode aumentar o gancho. O clube estuda as medidas cabíveis para evitar que isso aconteça.

continua após a publicidade

O lance aconteceu no segundo tempo, quando se envolveu em confusão com Marcos Rojo. Depois da checagem do VAR, o árbitro Piero Maza Gomez aplicou o cartão vermelho. Juan Lara, responsável pela checagem, identificou a conduta violenta e Claudio Urrutia complementou que "o jogador do Flamengo lhe dá um golpe, com o punho, nas genitais".

A final da Libertadores está prevista para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. Na decisão, o Flamengo enfrentará LDU ou Palmeiras, que jogam nesta quinta-feira para definir o finalista. O time equatoriano tem uma vantagem de 3 a 0 do jogo de ida.

continua após a publicidade

➡️ Flamengo na final da Libertadores: saiba a data, local e informações de ingressos para a decisão

Conmebol processo Plata
Plata foi expulso no segundo tempo e está fora da final da Libertadores (Foto: Adriano Fontes/CRF)

Entenda o processo contra Plata

A Conmebol justificou a abertura de processo contra Gonzalo Plata pela infração do artigo 14.1, que caracteriza "conduta imprópria de jogadores e oficiais". A alínea "c" prevê que, nesses casos, a suspensão pode ser de pelo menos duas partidas.

➡️ Rossi é protagonista do Flamengo em campanha com 'cara de Libertadores'

Segundo "O Globo", o Flamengo discorda da medida porque há apenas um ângulo de câmera disponível do lance, não sendo possível afirmar que houve agressão à genitália do jogador do Racing. Em comunicado, o Rubro-Negro afirmou que "ainda estuda quais medidas tomará".

continua após a publicidade

Uma vez aberto o processo disciplinar, o clube terá um prazo (ainda indefinido) para apresentar sua defesa perante a Comissão da Conmebol. Caso deseje, o jogador também poderá ser ouvido como parte desta defesa.

➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo

Para acompanhar as notícias do Flamengo, acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real

  • Matéria
  • Mais Notícias