Ninho do Urubu - Flamengo

O certificado tem validade de um ano, contado a partir da última terça-feira (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

LANCE!
20/10/2021
15:17
Rio de Janeiro (RJ)

Na última terça-feira, o Flamengo recebeu da CBF certificado de clube formador, que é válido por mais um ano. Segundo o documento, o Rubro-Negro é reconhecido como "Entidade de Prática Desportiva Formadora de Atleta, em virtude de ter comprovado o preenchimento cumulativo de todos os requisitos previstos na lei".

> Lembre os jogadores do Flamengo campeões na final da Copa do Brasil 2013

- O documento atesta e reforça o alto padrão de infraestrutura do futebol de base rubro-negro, que conta com um dos módulos do Centro de Treinamento George Helal e respeita diversos aspectos relevantes para os processos de formação e desenvolvimento dos Garotos do Ninho, além de validar e proteger todos os contratos de formação firmados entre o clube e atletas das categorias de base perante a Lei Pelé - diz um trecho da nota oficial publicada pelo clube.

> Veja a tabela do Brasileirão

O Flamengo, vale lembrar, já ultrapassou a marca de 15 títulos conquistados nas categorias de base nesta temporada, e o número ainda pode aumentar. Isso porque os Garotos do Ninho disputarão a decisão da Copa do Brasil sub-17 e está nas quartas de final do Campeonato Brasileiro sub-20.

O QUE É O CERTIFICADO DE CLUBE FORMADOR (CCF)?

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol, este é um documento de natureza estritamente desportiva, que atesta as qualidades técnicas da entidade de prática desportiva da modalidade de futebol (no caso o Flamengo) para a formação de atletas. Além disso, ainda intitula o clube a pleitear indenização por formação estabelecida na legislação e normas nacionais. 

A entidade de prática esportiva que estiver em situação regular perante a CBF e cumpra os requisitos legais e normativos para tal finalidade terá o direito a receber o CCF. O documento é válido por um ano e pode ser renovado por iguais períodos, como no caso do Flamengo.