Ramon e Renato Gaúcho

O técnico Renato Gaúcho e o lateral-esquerdo Ramon em ação no Maracanã (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Matheus Dantas
31/10/2021
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

A insistência em optar por Renê quando Filipe Luís não estava à disposição era, há meses, um dos pontos de maior atrito entre Renato Gaúcho e os torcedores do Flamengo (nas redes sociais e arquibancada). Agora, após duas partidas seguidas acionando Ramon - e o jovem  sendo um dos destaques na vitória sobre o Galo - o status do camisa 36 como reserva imediato parece ser ponto pacífico. O que não muda as chances perdidas pelo técnico em utilizá-lo antes.

Nos 29 jogos do Flamengo sob o comando de Renato Gaúcho, Filipe Luís esteve à disposição e foi titular 20 vezes. Renê, por sua vez, iniciou sete jogos, Já Ramon recebeu apenas a sua segunda chance contra o Atlético-MG - sendo que, na primeira, contra o ABC, o Rubro-Negro entrou em campo com uma equipe alternativa. Ou seja, Renato escalou Ramon de titular pela primeira vez contra o Galo. A atuação do camisa 36 mostrou como o técnico perdeu tempo.

Tratado como uma das joias da base do Flamengo, Ramon é conhecido por suas características ofensivas: boa chegada à linha de fundo e cruzamentos precisos. Contudo, diante de um ataque poderoso como o Atlético-MG, o lateral-esquerdo segurou "a onda", foi mais contido nas subidas e deu conta do recado no duelo individual com Hulk, vice-artilheiro do Brasileirão com 11 gols.

Mais do que a promessa de bom futebol com Ramon, o desempenho  de Renê não sendo positivo. Mesmo defensivamente, o camisa 6 - que tem anos de serviço no Flamengo - teve falhas em jogos que custaram pontos importantes ao Flamengo neste ano, como diante do América-MG, Grêmio e Fluminense.

Questionado sobre a condição de Ramon a partir de agora, Renato Gaúcho foi evasivo, optando por valorizar as opções que tem à disposição no Flamengo.

- Todo jogador que está no grupo do Flamengo é titular e reserva também. Eu tenho um grupo, jamais vou chegar aqui e falar para vocês que esse jogador é o titular ou esse jogador é o reserva imediato. São fases, tenho três bons laterais. E eu já falei para vocês que considero o Filipe Luís, além de uma pessoa espetacular, não é da boca para fora, um dos melhores laterais do mundo. Ele é muito inteligente, muito inteligente. E nós temos dois bons jogadores também que jogam na mesma posição: Renê e Ramon - afirmou.

Na próxima rodada do Brasileirão, Renato não contará com Filipe Luís mais uma vez. O camisa 16 foi diagnosticado com uma lesão na panturrilha esquerda na última sexta-feira e está em recuperação. O Flamengo enfrenta o Athletico, na Arena da Baixada, pela 30ª rodada do Brasileirão na terça-feira.

A lateral esquerda do Flamengo desde a chegada de Renato no Flamengo:

Filipe Luís desde a chegada de Renato: 20J (20 como titular) e 1568 minutos.

Renê desde a chegada de Renato: 13J (7 como titular) e 647 minutos.

Ramon desde a chegada de Renato: 7J (2 como titular) e 362 minutos.

Clique aqui e ganhe R$50 para jogar no Galera.bet