Mano Menezes

Mano está no Cruzeiro desde 2016, sendo o segundo mais longevo da Série A- (Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro)

Valinor Conteúdo
29/10/2018
21:16
Belo Horizonte

Quando um profissional alcançar um patamar na carreira e na vida, ele almeja momentos mais calmos e dedicação a outras prioridades, como a família e projetos novos, para preencher o tempo.

Essa pode ser a descrição do atual momento de Mano Menezes, que venceu mais uma Copa do Brasil pelo Cruzeiro e aproveitando a boa fase, começa a desenhar sua vida após o futebol. O comandante da Raposa está com 56 anos e crê ficar no futebol mais cinco anos.

- Eu creio que fico mais uns cinco anos no máximo no futebo. As pessoas não têm ideia do que é a vida do técnico de futebol. E não é pressão externa, é essa pressão nossa sobre nós mesmos, sobre resultado, sobre tomar decisão. Imagina quantas horas eu pensei para decidir entre Romero e Marcelo Hermes para a final da Copa do Brasil? E tem uma coisa: todo mundo pensa, todo mundo acha, mas tem uma hora que o técnico está sozinho no quarto dele e é ele quem vai tomar a decisão sobre o que vai ser feito. E é ele quem tem que tomar, não tem outra pessoa para tomar. A solidão do poder de decisão do técnico é muito grande. Ao mesmo tempo, são quantos milhões de pessoas esperando por aquela decisão? É duro mesmo. Naturalmente vai chegar a hora de parar.

Mano não desenha com certeza o futuro, mas deixa claro que dará mais prioridade à família, que no mundo do futebol, acaba sacrificada, pelas viagens, jogos e trabalhos com o grupo de jogadores.

- Eu não sei o que fazer. É claro que vou viajar mais. A família sofre muito mais que a gente. A gente que está envolvido não vê o tempo passar. Os filhos e a esposa sofrem muito porque nunca estamos com eles. Não sei quantos aniversários da filha eu não estava na festa. Não sei quantos aniversários da minha mãe eu não participei. Isso, só para dar dois exemplos. O meu aniversário, na maioria das vezes, eu passo fora, em um hotel ou trabalhando, então eu não consigo nem usufruir dessas datas importantes. Certamente, e por isso mesmo, quero parar um pouco antes, pode não dar tempo. A oração tem que ser rezada nas duas direções: vem a nós o vosso reino e seja feita a vossa vontade , explicou.

.Mano Menezes além do Cruzeiro alcançou outros clubes de peso no futebol, como Grêmio, Corinthians, Flamengo e Seleção Brasileira, sendo um dos principais nomes do futebol brasileiro no momento.