Gabigol é absolvido em acusação de fraude em exame antidoping
Tribunal Arbitral do Esporte acatou recurso da defesa de Gabigol

- Matéria
- Mais Notícias
O atacante Gabigol, do Cruzeiro, foi absolvido da acusação de fraude em exame antidoping. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), com sede em Lausanne, na Suíça, acatou o recurso da defesa do jogador, contra a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (4). A suspensão de dois anos imposta a Gabigol foi anulada.
Relacionadas
➡️Tudo sobre o Cabuloso agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Cruzeiro
Em 8 de abril de 2023, Gabigol participou de um teste antidoping durante um treinamento no CT do Urubu, do Flamengo. Apesar do resultado negativo, o atacante foi notificado por ter violado as regras no recolhimento do material, que consistiram em não comparecimento à estação de controle de doping após notificação, falta de escolta e atitude desrespeitosa para com os oficiais de Controle de Doping.
A defesa do atacante apresentou recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS) em abril deste ano, e houve uma audiência presencial no Rio de Janeiro. Foi concedido efeito suspensivo em 30 de abril.
O TAS entendeu que, embora o comportamento de Gabigol tenha sido “totalmente desprovido de cooperação”, não pode ser considerado como "adulteração", segundo o Código Mundial Antidoping (WADC). Diante disso, o TAS concluiu que nenhuma sanção precisa ser imposta ao atacante do Cruzeiro.

O órgão entendeu que o comportamento de Gabigol somente poderia ser considerado uma infração caso os oficiais responsáveis pelo recolhimento do material tivessem notificado o atacante "adequadamente ou adotado uma abordagem mais enérgica, informando-o de que não tolerariam atrasos no comparecimento à estação de controle de doping, nem qualquer tipo de comportamento obstrutivo".
➡️Leonardo Jardim revela objetivo do Cruzeiro na próxima janela de transferências
Condenação de Gabigol por doping foi determinada em março de 2024
Gabigol foi condenado em março de 2024 à suspensão de dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping. Em uma decisão apertada, o atacante, então jogador do Flamengo, foi punido pela Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) com cinco votos a quatro. A pena começou a ser contada no dia 8 de abril de 2023, quando ocorreu a coleta de material no CT do Flamengo.
Gabigol foi acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que indica "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias