menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Gabigol é absolvido em acusação de fraude em exame antidoping

Tribunal Arbitral do Esporte acatou recurso da defesa de Gabigol

Gabigol comemora vitória do Cruzeiro (Foto: Gilson Lobo/AGIF)
imagem cameraGabigol está livre da punição por violação das regras de antidoping (Foto: Gilson Lobo/Cruzeiro)
Foto-Perfil-aspect-ratio-1024-1024
Eugênio Moreira
Belo Horizonte
Dia 04/07/2025
11:41
Atualizado há 1 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

O atacante Gabigol, do Cruzeiro, foi absolvido da acusação de fraude em exame antidoping. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), com sede em Lausanne, na Suíça, acatou o recurso da defesa do jogador, contra a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (4). A suspensão de dois anos imposta a Gabigol foi anulada.

continua após a publicidade

➡️Tudo sobre o Cabuloso agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Cruzeiro

Em 8 de abril de 2023, Gabigol participou de um teste antidoping durante um treinamento no CT do Urubu, do Flamengo. Apesar do resultado negativo, o atacante foi notificado por ter violado as regras no recolhimento do material, que consistiram em não comparecimento à estação de controle de doping após notificação, falta de escolta e atitude desrespeitosa para com os oficiais de Controle de Doping.

A defesa do atacante apresentou recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS) em abril deste ano, e houve uma audiência presencial no Rio de Janeiro. Foi concedido efeito suspensivo em 30 de abril.

continua após a publicidade

O TAS entendeu que, embora o comportamento de Gabigol tenha sido “totalmente desprovido de cooperação”, não pode ser considerado como "adulteração", segundo o Código Mundial Antidoping (WADC). Diante disso, o TAS concluiu que nenhuma sanção precisa ser imposta ao atacante do Cruzeiro.

Gabigol se despe do Flamengo após conquistar título da Copa do Brasil em 2024
Gabigol foi suspenso enquanto atuava pelo Flamengo (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

O órgão entendeu que o comportamento de Gabigol somente poderia ser considerado uma infração caso os oficiais responsáveis pelo recolhimento do material tivessem notificado o atacante "adequadamente ou adotado uma abordagem mais enérgica, informando-o de que não tolerariam atrasos no comparecimento à estação de controle de doping, nem qualquer tipo de comportamento obstrutivo".

continua após a publicidade

➡️Leonardo Jardim revela objetivo do Cruzeiro na próxima janela de transferências

Condenação de Gabigol por doping foi determinada em março de 2024

Gabigol foi condenado em março de 2024 à suspensão de dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping. Em uma decisão apertada, o atacante, então jogador do Flamengo, foi punido pela Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) com cinco votos a quatro. A pena começou a ser contada no dia 8 de abril de 2023, quando ocorreu a coleta de material no CT do Flamengo.

Gabigol foi acusado de infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que indica "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias