Corinthians: confira quem sai, quem fica e as movimentações do clube no mercado

Timão incia temporada com comissão técnica diferente da que encerrou o ano passado e só com um atleta anunciado


Escrito por

O Corinthians não está muito ativo no mercado neste momento. Para o elenco, o clube anunciou somente o reforço do atacante Ángel Romero, que encerrou o seu contrato com o Cruz Azul, do México, no fim deste ano. O principal esforço corintiano é manter alguns atletas que estão emprestados, mas há uma avaliação interna de que, pelo menos, quatro reforços serão apresentados nesta janela.

O foco no momento está no Yuri Alberto, que está emprestado pelo Zenit, da Rússia, até junho. A direção corintiana colocou o empresário André Cury para intermediar as conversas com o clube russo para uma compra em definitivo do jogador pelo Timão. O goleiro Ivan e o atacante Gustavo Mantuan estão emprestados ao Zenit. Assim, a ideia é envolver a dupla e, possivelmente, mais um atleta para garantir a aquisição de Yuri. Adson pode ser o nome a somar na transação.

+ Quem foi o craque da Copa do Mundo? Redação do LANCE! escolhe os melhores

Além de Yuri Alberto, o zagueiro Balbuena e o volante Maycon também têm questões de renovação de empréstimo ou compra a serem tratadas. No caso do meio-campista, a situação é mais emergencial, porque a sessão do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, é até o fim deste ano.

No banco de reservas, a comissão técnica é nova, mas por necessidade. A diretoria corintiana até queria manter o português Vítor Pereira no comando do time, mas o profissional optou por não renovar o seu vínculo alegando que voltaria para o seu país para ajudar nos cuidados da sogra, que está doente. No entanto, o treinador acertou a sua ida para o Flamengo dias depois. O auxiliar Fernando Lázaro foi efetivado. O plano A era Tite, mas antes mesmo da Copa do Mundo a direção do Corinthians foi comunicada que ele não gostaria de dirigir uma equipe do Brasil após o Mundial.

Com Lázaro, também chegaram os auxiliares Thiago Larghi e Luciano Dias, e o preparador físico Flávio de Oliveira. Rodrigo Santana também chegaria para agregar na comissão, ele até chegou a ser anunciado pelo Timão, mas a diretoria voltou atrás após ter ciência da participação do profissional em atos antidemocráticos e favoráveis a um golpe militar. Luciano Dias foi quem ocupou a vaga. Ele havia acertado com o Taubaté no fim de outubro e comandaria o Burro da Central na Série A2 do Paulistão, em 2023, mas deixou o cargo para assumir a equipe de Fernando Lázaro no Coringão.

CHEGARAM

FERNADO LÁZARO

Entre idas e vindas, o profissional presta serviços ao Corinthians há cerca de 20 anos. Filho do ídolo do clube, o ex-lateral Zé Maria, ele passou pelo departamento de informática corintiano, foi um dos precursores na implantação da análise de desempenho na equipe alvinegra, também coordenou o Centro de Inteligência do Futebol (Cifut) e foi auxiliar dos treinadores: Mano Menezes, Tite, Fábio Carille, Sylvinho e Vítor Pereira.

Trabalhou brevemente no Lyon, da França, com Sylvinho, em 2019, e na Seleção Brasileira, com Tite. Formaria a comissão técnica do Brasil nesta Copa do Mundo, quando recebeu o convite de assumir o Corinthians e declinou do chamado para o Mundial.

+ Confira a tabela do Campeonato Paulista e simule os jogos da competição

Lázaro assumiu o Timão como interino em duas oportunidades: após a saída de Vagner Mancini, no primeiro semestre de 2021, e Sylvinho, no início deste ano. Em sete jogos, ele nunca perdeu quando comandou o clube - com seis vitórias e um empate. Agora, Fernando chega à sua primeira experiência como técnico, de fato, em um clube de futebol.

Fernando Lázaro - Corinthians
Fernando Lázaro no primeiro treino que comandou como efetivo no Timão (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

ÁNGEL ROMERO

O único atleta contratado pelo Corinthians até o momento, o paraguaio está de volta ao clube após quatro anos. Estrangeiro com mais jogos pela equipe alvinegra, o atacante estava no Cruz Azul, do México, mas foi comunicado que não teria o seu contrato renovado. O vínculo terminaria em 31 de dezembro, mas foi encerrado dias antes para que o jogador pudesse antecipar a sua assinatura com o Timão. Assim, Ángel Romero já realizou exames médicos e frequenta as dependências do CT Joaquim Grava.

/Romero - Treino Corinthians /
O atacante paraguaio Ángel Romero já treina com bola no Timão (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

SAÍRAM

VÍTOR PEREIRA

Abraçado pela Fiel Torcida, o técnico português teve a sua saída anunciada pelo presidente corintiano, Duílio Monteiro Alves, logo após a última rodada do Campeonato Brasileiro, no último dia 13 de novembro. A situação encerrou uma novela sobre o futuro do treinador, que durou quase dois meses. À época, Vítor dizia que tinha o desejo de seguir no Timão, mas que tinha uma dificuldade familiar que faria com que ele tivesse que voltar à Portugal, onde estava a sua família, incluindo a sogra, que estava doente e não poderia ser trazida ao Brasil.

Porém, menos de uma semana após o anúncio da saída do Timão, VP teve o seu nome ligado a uma negociação com o Flamengo. O acerto aconteceu e foi divulgado pelo próprio clube carioca na última terça-feira (13). A assinatura do contrato só será realizada após a virada do ano, pois Vítor tem contrato com o Corinthians até o dia 31 de dezembro.

A situação pegou todos os corintianos de surpresa, incluindo o presidente Duílio, que havia nutrido uma relação de amizade pessoal com Pereira. Em coletiva concedida na semana passada, o mandatário corintiano externou a sua chateação com o episódio.

- O cara enganou todo mundo. A torcida se apaixonou por ele, eu também sou torcedor e convivi com ele. Fizemos de tudo para ele continuar por entender que seria bom para o Corinthians. Do nosso lado foi verdade, oferecemos tudo para o cara continuar, e ele mentiu. Ele achou melhor sair para cuidar da sogra, hoje vai fazer outra coisa. 

Vítor Pereira
Flamengo já até publicou arte de acerto com Vítor Pereira nas redes do clube (Imagem: Divulgação/Flamengo)

XAVIER

O volante, revelado nas categorias de base, tem contrato até o próximo dia 31 de janeiro e foi liberado para acertar com outro clube. Ele nem se reapresentou com o elenco corintiano, na última quarta-feira (14).

RAMIRO

Tinha contrato com o Corinthians até o fim da temporada. O vínculo não foi renovado, e o jogador acertou a sua transferência para o Cruzeiro, com contrato até o fim de 2024. Antes, o jogador chegou a ser emprestado ao Al Wasl, dos Emirados Árabe, mas a equipe não exerceu o direito de compra e o atleta voltou ao Timão. Inicialmente ele não seria aproveitado, mas caiu nas graças do então treinador Vítor Pereira e foi utilizado até o fim deste ano. No entanto, a saída do técnico português prejudicou qualquer chance de sequência que o jogador pudesse ter na equipe alvinegra.

MATEUS VITAL

O meia-atacante rescindiu o contrato com o Corinthians, que tinha validade até o fim de 2024, para se juntar a Ramiro e ser mais um a jogar no Cruzeiro a partir da próxima temporada. No entanto, para que o acordo fosse firmado, o Timão manteve 50% dos direitos econômicos dele, a fim de lucrar em uma possível venda. O Valladolid, da Espanha, já manifestou interesse em Vital recentemente. O clube espanhol é de propriedade do ex-atacante Ronaldo, que também é dono do Cruzeiro. O acordo do jogador com a Raposa foi por três temporadas.

PODEM CHEGAR

MATHEUS BIDU

Estava próximo de ser anunciado, mas a postura do Guarani tem dificultado a negociação. O lateral-esquerdo pertence ao Bugre, clube que o revelou, mas jogou emprestado ao Cruzeiro na última temporada. A Raposa não quis exercer a opção de compra, foi quando o Corinthians entrou na jogada. Tudo estava amarrado para que o Timão comprasse 60% dos direitos do atleta por R$ 6 milhões, mas na última hora o time de Campinas pediu mais R$ 2 milhões.

A postura do Guarani irritou a direção corintiana que agora só quer contar com Bidu se for por empréstimo com valor fixado. O jogador quer defender o clube do Parque São Jorge, mas teve o seu contrato com o Bugre renovado até o fim de 2024.

O São Paulo monitora a situação de longe e pode entrar na briga para contratar o lateral, de 23 anos.

PHILIPPE COUTINHO

Fora da convocação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar, Coutinho quer voltar a jogar no futebol brasileiro. O atleta é agenciado por Kia Joorabchian, que tem relação próxima com a direção corintiana, em especial com o presidente Duílio Monteiro Alves. Essa proximidade pode ajudar na condução de um negócio. Porém, por se tratar de um atleta com mercado no exterior, o Timão terá que buscar algum parceiro para bancar os salários, caso o negócio avance. Há empolgação de ambas as partes para que isso evolua.

P. Coutinho - Aston Villa x Leeds
Coutinho está no Aston Villa, da Inglaterra, mas quer voltar a jogar no Brasil (Foto: OLI SCARFF / AFP)

PODEM SAIR

LUCAS PITON

Desperta o interesse do Vasco da Gama, que procura renovar o plantel da equipe após o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e a compra pelo grupo americano 777 Partners. O Timão ainda não recebeu o contato do cruz-maltino, que inicialmente entrou em contato com o estafe do atleta.

RAUL GUSTAVO

Está muito próximo de acertar a sua ida ao Cruzeiro até o fim de 2023. Apenas alguns detalhes do contrato ainda estão sendo costurados. A tendência é que o acordo seja por empréstimo com opção de compra. Os mineiros pagarão integralmente os salários do zagueiro e há possibilidade do pagamento de uma taxa ao Timão pela cessão do jogador.

Cuiabá 1 x 0 Corinthians - Brasileirão 2022 - Raul Gustavo
Ascensão de Robert Renan diminuiu espaço de Raul Gustavo no Timão (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter