menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Arena do Corinthians define protocolo de recuperação do gramado antes de próximo jogo

Agrônomo responsável pelo campo explica quais são os passos tomados após jogo da NFL

Gramado da Neo Química Arena em jogo da NFL
imagem cameraAdministração da Neo Química Arena recebeu orientação diretamente da NFL. (Foto: Vinícius Harfush/Lance!)
Dia 06/09/2025
05:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

Poucos minutos após o apito final no duelo entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, pelo NFL Game, em São Paulo, já era possível ver em campo as movimentações para a desmontagem das estruturas usadas no duelo de futebol americano e o início do protocolo de recuperação do gramado da Neo Química Arena. Até o próximo jogo do Corinthians no estádio, na quarta-feira (10), a administração da arena garante que o piso natural está apto para o confronto válido pela Copa Do Brasil, contra o Athletico-PR.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

O engenheiro agrônomo João Paulo de Abreu, responsável pelo gramado do estádio do Corinthians, explicou à reportagem do Lance! qual o passo a passo a ser seguido ao longo dos cinco dias que separam os eventos. O primeiro deles é a passagem de um carro que escova a grama e ajuda a retirar o tufos que foram acumulados ao longo do duelo entre Chiefs e Chargers. Além disso, a prática ajuda a levantar o gramado e ajudar no corte dele, que é a etapa seguinte.

- O corte ajuda a tirar as marcas claras e escuras colocadas nesse campo de futebol americano e também nos ajuda fazer as marcações do futebol padrão. O processo vai durar a noite toda hoje e vamos seguir trabalhando até quarta-feira, quando acontece o próximo jogo do Corinthians - iniciou o especialista. Ele ressalta que uma das partes mais trabalhosas é retirar a tinta usada nas marcações da outra modalidade.

continua após a publicidade

- Vamos iniciar na sequência o processo de apagar a tinta da grama e apagar a marcação do campo de futebol americano. A gente começa a retirada dessa marca com um wap [limpeza com jato pressurizado água], mas também usamos esfregão, água corrente… tudo isso para tirar o máximo possível. Ficando uma parte, a gente passa um corante verde por cima - explica o engenheiro agrônomo.

Outras ações específicas serão usadas para melhorar a qualidade da grama até o uso dela pelo Corinthians na Copa do Brasil. O especialista afirma que produtos focados no fortalecimento da grama serão dosados ao longo dos dias e ministrados em paralelo aos cuidados tradicionais, como irrigação e iluminação natural e artificial.

continua após a publicidade
Gramado da Neo Química Arena em jogo da NFL
Gramado da Neo Química Arena, usado na NFL, passará por reformas até o próximo jogo do Corinthians. (Foto: Vinícius Harfush/Lance!)

Neo Química Arena seguiu orientações da NFL

Enquanto o gramado seguirá em recuperação para o jogo do Corinthians na próxima semana, a administração da Neo Química Arena finaliza o trabalho em parceria com a NFL com saldo positivo. Em 2024, o campo do estádio foi alvo de críticas por parte dos atletas de Eagles e Packers, executivos das franquias e até a mídia norte-americana. Dessa vez, a grama foi elogiada por astros da liga, como Patrick Mahomes e Chris Jones, além do head coach dos Chargers, Jim Harbaugh.

A mudança de imagem deixada pela administração da arena e se dá pela adoção de algumas medidas indicadas pela própria NFL, que recebeu as críticas feitas na última temporada, inclusive da mídia norte americana.

Um desses apontamentos negativos foi sobre a irrigação do campo. A administração do estádio passou a controlar mais o tempo e a frequência que a grama era molhada. O Diretor de Gramados da NFL, Nick Pappas, atuou diretamente em parceria com a equipe brasileira para passar as orientações de melhoria e indicar o melhor cenário a ser deixado pelo estádio para as equipes norte-americanas.

  • Matéria
  • Mais Notícias