Gareth Southgate - Tecnico da Inglaterra

Southgate perdeu pênalti na semifinal da Eurocopa de 1996 contra a Alemanha (Foto: Paul Ellis / AFP)

LANCE!
17/06/2018
12:33
Volgogrado (RUS)

A Inglaterra ainda nem estreou na Copa do Mundo, mas a imprensa do país já revive um fantasma que gosta de assombrar a seleção: as disputas de pênalti. Em sete ocasiões, os britânicos tiveram que brigar por uma vaga na fase seguinte de uma competição importante nas cobranças da marca da cal. O retrospecto, contudo, é ruim, com apenas um triunfo (Eurocopa de 1996 contra a Espanha). Em Mundiais, foram eliminados desta forma em 1990, 1998 e 2006.

O técnico Gareth Southgate já passou por situação delicada em cobranças de pênalti pela seleção. Também na Eurocopa de 1996, ele desperdiçou a cobrança decisiva na semifinal contra a Alemanha. A competição foi disputada na Inglaterra.


Por conta dete histórico ruim, o jornal "Daily Mirror" já elaborou uma lista com os cinco jogadores que devem participar da disputa por pênaltis, caso passe da fase de grupos.

1° - Harry Kane (acertou 21 em 27 em sua carreira por Tottenham e seleção inglesa);

2º - Jamie Vardy (acertou oito em dez pelo Leicester e seleção inglesa);

3° Ashley Young (acertou cinco de oito pênaltis na carreira – errou quase a metade. Segundo o "Daily Mirror", ainda sim "é melhor que o resto");

4° - Marcus Rashford (não é o batedor oficial do Manchester United, mas marcou nos três pênaltis que bateu na carreira);

5º - Dele Alli (Tem 100% de aproveitamento no único pênalti que cobrou na carreira).

Por outro lado, o jornal elencou os cinco jogadores que não podem bater em hipótese alguma. Stones, Maguire, Trippier, Walker e Dier não cobraram nenhum pênalti na carreira. A exceção deste grupo é Stones, que chegou a marcar da marca da cal em amistoso contra a Juventus.

HISTÓRICO DA INGLATERRA EM COBRANÇAS DE PÊNALTIS

Copa do Mundo 1990 – semifinal: Inglaterra 3 x 4 Alemanha

Euro 1996 – quartas de final: Inglaterra 4 x 2 Espanha

Euro 1996- semifinal: Inglaterra 5 x 6 Alemanha

Copa do Mundo 1998 – oitavas de final: Inglaterra 3 x 4 Argentina

Euro 2004 – quartas de final: Inglaterra 5 x 6 Portugal

Copa do Mundo 2006 – quartas de final: Inglaterra 1 x 3 Portugal

Euro 2012 – quartas de final: Inglaterra 2 x 4 Itália