Luiza Sá
10/07/2018
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

O duelo entre França e Bélgica colocará frente a frente não só duas das seleções com mais qualidade da Copa do Mundo, mas também jogadores que se conhecem muito bem do Campeonato Inglês. Do lado francês, Hugo Lloris, Benjamin Mendy, N'Golo Kanté, Paul Pogba e Olivier Giroud. Entre os belgas, Thibaut Courtois, Simon Mignolet, Toby Alderweireld, Vincent Kompany, Jan Vertonghen, Nacer Chadli, Kevin De Bruyne, Moussa Dembélé, Marouane Fellaini, Romelu Lukaku e Eden Hazard.

Entre os goleiros titulares, Courtois tem um rendimento muito melhor nos duelos contra os rivais do que Lloris. E também menos jogos. Em 14 partidas, o arqueiro do Chelsea nunca levou gols. Já o dono do gol do Tottenham enfrentou os adversários desta semifinal em 47 oportunidades, sofrendo 12 gols.

- Eu jogo na Premier League. Teremos grandes jogadores no campo, será um jogo de grande nível e teremos grandes duelos durante o duelo. Precisaremos fazer o mesmo que estamos fazendo na Copa - afirmou Lloris, em coletiva antes do confronto.

Quem mais conhece o goleiro francês é Eden Hazard, um dos principais jogadores do time da Bélgica. Os dois vem se enfrentando desde os tempos em que o atacante atuava na França e fizeram 20 duelos, com cinco gols. Porém, é De Bruyne o maior problema de Lloris. Foram apenas quatro partidas, mas o atleta do Manchester City só não fez gol em abril deste ano, na vitória por 3 a 1 dos Citzens. Já Lukaku é quem teve o rendimento mais fraco, com nove partidas e um gol marcado.

Entre os atletas com menor destaque, Chadli, do West Bromwich, tem três jogos e um gol. Alderweireld hoje atua junto com Lloris, mas quando jogava pelo Southampton teve dois jogos contra o arqueiro, mas sem marcar. Kompany, do Manchester City, fez seis jogos e Fellaini, do United, fez três. Cada um tem um gol. Vertonghen e Dembélé sempre atuaram ao lado do francês.

Com Courtois, que está atuando pelo Chelsea desde a temporada 2014/15, Giroud, hoje seu companheiro nos Blues, é quem mais jogou contra ele, com oito confrontos. Pogba, do Manchester United, vem em seguida, com quatro. Kanté, na época em que atuou pelo Leicester, fez duas partidas. Mendy, do City, nunca encarou o belga. Nenhum deles conseguiu balançar as redes.