MUDA, CALENDÁRIO: 'Sem charme, Estaduais têm de ser repensados'
LANCE! traz as sugestões de seus colunistas, blogueiros e de personalidades do esporte para melhorar o calendário do futebol brasileiro. Hoje quem opina é João Carlos Assumpção

A principal modificação a ser feita no calendário do futebol brasileiro é em relação aos Estaduais, que não têm o mesmo charme, encanto e valor dos anos 60, 70 ou mesmo 80. A participação dos grandes tem que ser rediscutida, não tem sentido eles perderem quatro meses do ano disputando partidas que não interessam a quase ninguém. Uma ideia é que entrem apenas na fase decisiva.
Os Estaduais deveriam ser repensados e servir para os clubes pequenos se classificarem para torneios mais importantes, seja para a Série D do Brasileiro ou para a Copa do Brasil. Têm que ser reduzidos para os clubes grandes, mas ampliados para os pequenos, que não podem atuar apenas quatro meses por ano e passar meses e meses sem jogar. O que significa desemprego para muitos atletas.
A outra grande modificação teria que ser acertada com os demais países da Confederação Sul-Americana de Futebol. Antes eu era contra, mas de uns tempos para cá mudei de opinião e acho que deveríamos pensar em adotar o calendário europeu, que vai de agosto a maio do ano seguinte.
A janela de transferências tem prejudicado muito os times nacionais, que começam o Brasileirão com uma formação e terminam com outra completamente diferente. E uma saída para o problema pode ser justamente adaptar nosso calendário ao adotado em boa parte dos países europeus, pelo menos nos principais do mundo do futebol.
Fora que os atletas precisam de férias e de um tempo para a pré-temporada, onde, além de começar a entrosar o time, o clube pode conseguir uma grana a mais, disputando torneios amistosos dentro e fora do país.
*João Carlos Assumpção é colunista do LANCE!

Corinthians
Yuri Alberto busca recuperar números em meio à incerteza sobre o futuro no Corinthians
Há 1 dia
Corinthians
Diniz comanda treino de enfrentamento e encerra semana do Corinthians
Há 1 dia
Corinthians
Corinthians anuncia patrocínio com plataforma de conteúdo adulto
Há 1 dia
Copa do Mundo 2026
Quais jogadores do Brasileirão ainda estão na Copa? Quem voltou?
Há 1 dia
Palmeiras
Palmeiras: STJD reduz pena de Barboza, mas mantém suspensão de Allan no Brasileirão
Há 2 dias
Palmeiras
Giay e Marlon treinam pela primeira vez, e Palmeiras atualiza situação de Vitor Roque
Há 3 diasMais LANCE!

STJD marca julgamento de recursos de jogadores do Palmeiras

Faltam 15 dias: como está o Fluminense para a volta do Brasileirão?

Amistosos, lesionados e mercado: como o Palmeiras se prepara para retorno do Brasileirão

Abel Ferreira, Giay e Marlon Freitas retornam ao Palmeiras; saiba como foi a atividade

Felipe Anderson celebra marca importante pelo Palmeiras e projeta sequência

Palmeiras treina em dois períodos e confirma jogo-treino na intertemporada

CBF antecipa inscrições de jogadores para Série B e C; entenda

Ainda sem retornos, Palmeiras segue atividades na intertemporada; saiba como foi

Palmeiras começa a recuperar elenco com retornos da Copa e volta de Abel Ferreira

Brasileirão na Copa do Mundo: quem avança e quem volta para casa?

CBF cria nova janela de transferências após antecipação do Brasileirão

Ainda sem Abel, elenco do Palmeiras trabalha em dois períodos; Vitor Roque treina com bola

Pegador de pênalti, Kaique retorna e deve virar terceiro goleiro do Palmeiras




