Fernanda Rodrigues supera o bloqueio argentino em mais uma vitória das meninas do vôlei

Fernanda Garay em ação na Rio-2016 (Foto: Johannes Eisele/AFP)

Daniel Bortoletto
11/08/2016
06:00
Rio de Janeiro

A briga pelas medalhas olímpicas no torneio olímpico feminino de vôlei começa a se definir.

Após três rodadas, seis seleções já estão classificadas para as quartas de final: Brasil e Rússia no Grupo A; Estados Unidos, China, Sérvia e Holanda no B. Se nenhuma hecatombe acontecer nas próximas rodadas, Japão e Coreia ficarão com as duas vagas restantes, já que disputam com Argentina e Camarões, seleções poucos expressivas no cenário internacional.

No atual cenário, a grande surpresa é a eliminação precoce da Itália. Após três derrotas, a equipe comandada por Marco Bonita ficou sem chances de assumir o quarto lugar mesmo que vença Porto Rico e Estados Unidos por 3 a 0. Um duro golpe para uma seleção tradicional e acostumada a incomodar os favoritos.

Para os classificados, a meta agora é lutar pelo primeiro lugar. Além de garantir, em tese, um cruzamento mais fácil nas quartas de final, já que duelará com o quarto colocado do outro grupo, o líder foge de um perigoso sorteio. Os segundos e terceiros colocados saberão na "sorte" os rivais nas quartas. O vice-líder de uma chave pode, por exemplo, cruzar com o vice do outro grupo.

E a briga pela liderança das chaves promete fortes emoções. O duelo entre brasileiras e russas está marcado para domingo, 22h35. É provável que as duas seleções cheguem empatadas e quem vencer o clássico ficará em primeiro. Já no Grupo B, bem mais embolado, a Holanda é a única das classificadas que ainda enfrentará Porto Rico, praticamente com mais três pontos garantidos. No mais, vários jogos com tendência de muito equilíbrio: China x Sérvia, Sérvia x Holanda e principalmente China x Estados Unidos.

Veja o cenário nos dois grupos e os jogos restantes na primeira fase:

GRUPO A
1) Brasil - 9 pontos
2) Rússia - 9
3) Coreia - 6
4) Japão - 3
5) Camarões - 0
6) Argentina - 0

GRUPO B
1) Estados Unidos - 8 pontos
2) China - 7
3) Sérvia - 6
4) Holanda - 6
5) Itália - 0
6) Porto Rico - 0

PRÓXIMAS RODADAS

12/8 - sexta
China x Sérvia
Estados Unidos x Itália
Holanda x Porto Rico
Argentina x Camarões
Rússia x Japão
Brasil x Coreia

14/8 - domingo
Sérvia x Holanda
Itália x Porto Rico
Estados Unidos x China
Coreia x Camarões
Japão x Argentina
Brasil x Rússia