Coritiba x Paraná

Juan abriu o placar, em pênalti inexistente, no final do primeiro tempo. (Divulgação/Coritiba)

Guilherme Moreira
06/03/2016
20:45
Curitiba (PR)

Com autoridade, o Coritiba jogou bem e venceu o Paraná por 3 a 0 neste domingo, no Estádio Couto Pereira, pela oitava rodada do Campeonato Paranaense. O triunfo faz o Verdão aliviar a crise que se instalava no clube, enquanto o Tricolor conheceu sua segunda derrota na competição.

Jogando em casa, o Coxa foi para cima no clássico. Logo no primeiro minuto, Henrique cobrou falta com um chute forte, Marcos rebateu e Alan Santos, sozinho e quase na pequena área, chutou em cima do goleiro paranista.

No minuto seguinte, nova bobeira da zaga do Tricolor e Dudu recebeu passe de Negueba, mas chutou para defesa do arqueiro. Já aos 7 foi a vez de Juninho, de cabeça, desperdiçar nova chance após escanteio cobrado da esquerda.

Com 18, um apagão nos refletores no estádio paralisou a partida e fez o Coritiba diminuir o ritmo intenso. O Paraná, até então perdido em campo, começou a encaixar melhor a marcação. Mesmo assim, a equipe alviverde dominava o jogo e tentava entrar no sistema defensivo adversário.

A única chance paranista acontece aos 48, quando Nadson cobrou falta e Uchôa antecipou Wilson, cabeceando por cima da trave. Porém, com 56, Jean cometeu um pênalti duvidoso em Ortega dentro da área, que se jogou após cruzamento de Negueba pela direita. Juan, aos 57, cobrou no canto direito de Marcos e abriu o placar. 

Na volta da segunda etapa, o Tricolor continuou sem poder de fogo e nada criava. O Coritiba, novamente com maior controle da bola, esperou o momento certo para ampliar. Com 14, Ceará cruzou da direita, Marcos espalmou, Nei fez lambança na hora de tirar e Dudu aproveitou para afundar as redes.

Na frente do placar, o Verdão tratou de administrar o duelo com a boa vantagem. Sem correr risco algum, o time coxa-branca trocava passes e tentava levar perigo nas bolas paradas. Aos 34, João Paulo cobrou falta, a bola bateu na barreira e sobrou para Dudu, mais uma vez, completar e decretar de vez a vitória. Thiago Lopes e Ortega, no final, ainda colocaram duas bolas trave para quase virar goleada.

Com o triunfo, o Coritiba vai a 14 pontos e assume a terceira colocação - o Paraná segue na liderança, com 18 pontos. Na próxima rodada, o Coxa encara o J. Malucelli no domingo, às 16h, fora de casa. Já o Tricolor recebe o Cascavel, 11, na Vila Capanema, no mesmo dia.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 3X0 PARANÁ

Local
: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data-Hora: 06/3/2016 - 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci
Assistentes: Bruno Boschilia e Rafael Trombeta
Público/renda: 12.134 pagantes/R$ 449.740,00
Cartões amarelos: Alan Santos, Luccas Claro, César Benitez (CFC), Alisson, Fernandes, Robson (PRC)
Gols: Juan (57'/1ºT) (1-0), Dudu (14'/2ºT) (2-0), Dudu (34'/2ºT) (3-0)

CORITIBA: Wilson; Ceará (César Benitez), Juninho, Luccas Claro e Henrique; Alan Santos (Amaral), João Paulo, Dudu e Juan; Negueba (Thiago Lopes) e Ortega. Técnico: Gilson Kleina.

PARANÁ: Marcos; Nei, Basso, Alisson Brand e Fernandes; Jean, Anderson Uchôa, Valber e Nadson; Toni (Lucas Pará) e Robson. Técnico: Claudinei Oliveira.