João Mércio Gomes
04/11/2016
18:45
Rio de Janeiro (RJ)

O Flamengo precisava apenas do empate contra o Vasco para comemorar o título do Torneio OPG, mas a festa rubro-negra começou ainda no primeiro tempo em São Januário. Nos primeiros 45 minutos, o time abriu dois a zero com gols de Daniel e Jean Lucas e administrou a vitória até o apito final. No segundo tempo, o Vasco descontou em bela cobrança de falta de Lorran, mas não teve forças para buscar a virada. Nos últimos minutos, o atacante Daniel fez seu segundo gol na partida e fechou o caixão: 3x1 para o Flamengo.

O time da casa começou melhor a partida no ataque. Como o Flamengo tinha a vantagem do empate por vencer a primeira partida da decisão por 1x0, o Vasco veio pra cima. Pressionou nos primeiros minutos, principalmente pelas laterais. Evander, camisa 10, arriscou chutes, mas todos para fora. Depois da parada técnica aos 20 minutos de partida, o Flamengo voltou melhor. Capitão e camisa 10 rubro-negro, Matheus Sávio, que já disputou jogos pelo time profissional, chamou a responsabilidade. Sofreu falta na entrada da área, bateu com força e, no rebote, Daniel abriu o placar. 

O Vasco foi pra cima e quase chegou ao empate em cobrança de escanteio. O goleiro do Flamengo saiu mal, e, após cabeçada, o lateral Kléber tirou a bola em cima da linha em lance duvidoso. Os jogadores vascaínos foram pra cima do árbitro pedindo toque de mão, que marcou novo escanteio. Na sequência, contra-ataque mortal dos rubro-negros, e Jean Lucas acertou o canto do goleiro, de chapa, ampliando a vantagem.

No segundo tempo, o Gigante da Colina abusou das bolas na área e jogou o time para frente tentando buscar o resultado improvável. Lorran, o capitão do time, acertou bela cobrança de falta, no ângulo, e chegou a dar esperanças aos poucos torcedores presentes em São Januário. Não durou muito. Com muito espaço para o contra-ataque, Matheus Sávio fez grande jogada pela direita, deu toque de calcanhar para Gabriel Ramos que serviu Daniel. O camisa 9 apenas escorou para o fundo das redes aos 36 minutos do segundo tempo e matou a partida. 

MAIS DECISÃO PELA FRENTE

Festa para o Flamengo, que chegou ao nono título do Torneio OPG na história. Vasco segue sem vencer desde 2009, quando conquistou o sexto título da competição. O confronto dos rivais cariocas, porém, não foi o último do ano. O alvinegro pode dar o troco no 'Clássico dos Milhões', que terá novo capítulo em dezembro, pelo último jogo da final do Carioca de Basquete.