Vasco x Santos: Seneme divulga áudios e imagens do VAR e diz que lance de Pedro Raul é interpretativo
Presidente do Conselho de Arbitragem da CBF fala sobre as jogadas polêmicas do revés Cruz-Maltino do último domingo, em São Januário

A CBF divulgou, nesta terça-feira, imagens e áudios do VAR dos lances polêmicos da derrota do Vasco para o Santos por 1 a 0, em São Januário, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, analisou os três momentos que geraram a reclamação do clube carioca junto à entidade contra o desempenho do árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE).
+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro
O Cruz-Maltino alegou que existiu pênalti nas três jogadas, que a arbitragem nada assinalou. Contudo, Wilson Seneme afirmou que o árbitro acertou nos dois primeiros lances, em que o clube reclamou de haver mão na bola, e acertou ao deixar o jogo seguir. Em outra jogada, no suposto pênalti em Pedro Raul, já na etapa final, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF ressaltou que o lance é interpretativo e por esse motivo o VAR concordou com a decisão de campo.
Lance 1 (Bola toca na mão do defensor do Santos)
Áudio do VAR: zagueiro cabeceia na mão do defensor. Pode seguir. Lance checado.
Opinião de Seneme: existe uma instrução muito clara da Fifa que, quando um jogador joga uma bola no braço do companheiro, esse lance não deve ser considerado infração. É como se fosse o fogo amigo, que não deve ser sancionado. Não existe a intenção. O jogador do Santos salta. É o movimento natural jogar os braços para cima. Não dá indícios de nenhuma infração. Seria diferente se fosse um atacante cabeceando.
Lance 2 (Disputa entre Pedro Raul e Joaquim e a bola resvala na mão do defensor)
Áudio do VAR: bola não mão. Bate rebate, mão de disputa. Tudo ok. Pode seguir.
Opinião de Seneme: a câmera mostra que eles estão disputando a bola. Existe a diferença entre eu ir para uma disputa e eu ir bloquear. É uma ação onde os dois jogadores estão sem o controle da bola. Disputam a mesma bola. Ninguém disputa a mesma bola com os braços para baixo. O jogador precisa desse equilíbrio para disputar. Nessa distância curta, quem pega primeiro na bola é o defensor. Ele joga no joelho do atacante. Não existe intenção e uma ação que possamos considerar infração. Na nossa visão, o árbitro e o VAR acertaram.

Lance 3 (Disputa na área entre Pedro Raul e Rodrigo Fernández)
Áudio do VAR: não tem o contato do defensor no pé. Na parte de cima, contato normal. Ele (Pedro Raul) já está caindo. (Nesse momento o árbitro diz que Pedro Raul se jogou).
Opinião de Seneme: é uma jogada extremamente fina. Minha intenção não é convencer todo mundo. É uma jogada interpretativa. É possível a interpretação de falta. Por que o VAR não chamou para uma revisão? A comunicação do árbitro é de interpretação de que não houve força suficiente no contato para o jogador cair. Não observamos um grande choque. Houve contato. Respeito a interpretação. Mas me chama a atenção a boa colocação do árbitro e a maneira como ele interpreta. As regras do jogo é assim. Nas situações que são 50/50, a gente fica com a escolha do árbitro, respaldado pelas regras.

Futebol Nacional
'Fim do futebol': clubes da Série A defendem mercado regulado de bets no Brasil
Há 6 horas
Vasco
Vasco encaminha renovação de Ramon Rique e negocia novo vínculo com Jair
Há 9 horas
Vasco
Admar Lopes sobre negociação entre Vasco e Richarlison: 'Tentamos de tudo'
Há 11 horas
Vasco
Vasco reaproxima ídolas que ajudaram a construir sua história no futebol feminino
Há 11 horas
Vasco
Reforço do Vasco, Gabriel Pereira explica formação no futebol: 'Minha escola foi a rua'
Há 12 horas
Vasco
AO VIVO: acompanhe a apresentação do zagueiro Gabriel Pereira no Vasco
Há 13 horasMais LANCE!

Vasco já supera planejamento financeiro com premiações nas Copas em 2026; veja os valores

Torcida do Vasco manda recado a Coutinho após eliminação do Santos

Forlán corta seis jogadores do Brasileirão da lista final do Uruguai

Vasco poderá inscrever reforços para a semifinal da Sul-Americana?

Vasco planeja comprar Robert Renan em definitivo, mas ainda avalia outros dois emprestados

Vasco x Boca Juniors: onde o Cruz-Maltino deve mandar a semifinal da Sul-Americana?

Erro do River Plate beneficia rival e impede reforço do Vasco de jogar na Sul-Americana

Por que o Vasco não vai poder jogar a semifinal da Sul-Americana em São Januário?

Andrey, ex-Vasco, vence processo na Fifa e gera transfer ban em time asiático

Morre Henrique, zagueiro multicampeão pelo Vasco em 2000

Vasco tem 'três decisões' no Brasileirão antes de voltar as atenções para as Copas

Vasco conhece adversário da semifinal da Sul-Americana

Vasco x Boca Juniors: datas e informações da semifinal da Sul-Americana



