Após primeiros meses no profissional, Ricardo Graça faz balanço no Vasco
Cria das categorias de base de São Januário, zagueiro fez a estreia no time principal em janeiro deste ano, se firmou e espera continuar realizando sonhos na atual temporada

Depois da saída de Anderson Martins do Vasco, o torcedor ficou sem saber quem seria a melhor opção para formar com Breno a dupla de zaga. Alguns jogadores foram testados, mas quem acabou se sobressaindo foi uma cria das categorias de base de São Januário: Ricardo Graça. O jovem defensor, de 21 anos, estreou nos profissionais em janeiro deste ano e aproveitou as férias por conta da Copa do Mundo da Rússia para fazer um balanço pessoal até aqui.
Já foram 15 jogos os quais Ricardo Graça participou como profissional do Vasco - todos nesta temporada, mas vale destacar que chegou a ser relacionado, sem entrar, em três partidas de 2017. Foi peça titular na Conmebol Libertadores, um dos sonhos realizados em oportunidade dada pelo então técnico Zé Ricardo, e ao ter desempenhos regulares em campo, conquistou o apoio dos vascaínos. Ele afirmou considerar o clássico com o Flamengo o mais marcante por ora.
- Comecei a temporada jogando, sendo titular nos jogos da Libertadores e do Carioca. Sempre sonhei em disputar uma competição internacional, jogar um clássico, e agradeço bastante ao Zé pela oportunidade que meu deu no início do ano. Acredito que fiz bons jogos, tive atuações regulares. A mais marcante para mim contra o Flamengo, antes da estreia na Libertadores, quando fui o melhor em campo e mostrei que poderia ser titular nos jogos seguintes - afirmou o defensor.
Nestas férias, Ricardo Graça preferiu seguir trabalhando em treinos particulares para a partir de segunda-feira, quando ele e os companheiros de Vasco irão se reapresentar no Complexo Esportivo de São Januário para dar sequência ao trabalho, chegar na frente na disputa da vaga entre os titulares, agora com o comando do técnico Jorginho. O zagueiro garantiu: por ter grande identificação com o Cruz-Maltino, quer conquistar títulos com a camisa vascaína.
- Meu objetivo a curto prazo é ajudar o Vasco. Trabalhei muito forte durante esse recesso para me firmar no time titular. Essa é a minha grande meta para esse ano. Só vou pensar em outras coisas quando conseguir alcançá-la. Eu sempre sonhei em estar aqui, em me transformar em um ídolo da torcida. Tenho identificação muito grande com o Vasco, pois estudei aqui, passei grande parte da minha vida no clube, então pretendo ficar ainda muito tempo aqui, conquistar títulos - lembrou.
No segundo semestre, além da sequência da disputa do Campeonato Brasileiro, o Vasco tem pela frente a volta das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Bahia - perdeu a ida, antes da parada para o Mundial, por 3 a 0 -, além da Copa Sul-Americana, onde o time cruz-maltino irá fazer a estreia diante do LDU, do Equador, já em julho. Para ter sucesso nestes torneios, diferentemente do que ocorreu para o time no primeiro semestre onde passou - ocorreu a eliminação na Libertadores -, o segredo é ser regular.
- Precisamos na sequência do ano é manter uma regularidade. Tem jogos que a gente vai muito bem e outros que a gente não consegue colocar em prática tudo que podemos. Isso não pode faltar se quisermos atingir nossos objetivos dentro do Brasileiro. Um clube grande como o Vasco precisa sempre pensar em vitórias e em brigar nas primeiras colocações. É crescer sempre. Se em 2017 conseguimos ir para a pré-Libertadores, nesse ano temos que subir mais um degrau, no mínimo manter o que fizemos - finalizou o zagueiro.
LANCE! Footstats
Ricardo Graça em 2018
Jogos 15
Gol 0
Desarmes 25
Passes certos 431
Finalizações 3
Assistência 1
Faltas recebidas 6
Cartões amarelos 5
Cartão vermelho 0

Vasco
Vasco acerta renovação de Ramon Rique até dezembro de 2030
Há 5 horas
Vasco
Artilheiro do Vasco em 2026 decidiu na última vitória sobre o Flamengo
Há 7 horas
Vasco
Jair recusa proposta de renovação do Vasco e se distancia do clube para 2027
Há 8 horas
Onde Assistir
Vasco x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Há 8 horas
Vasco
Vasco negocia pré-contrato com Carlos Vinícius, do Grêmio
Há 10 horas
Vasco
Goleiro do Vasco é destaque em jornal espanhol
Há 11 horasMais LANCE!

Vasco ganha coleção de sandálias inspirada nos 'Crias da Colina'

Goleiros de Vasco e Flamengo vivem momento de desconfiança da torcida

Flamengo domina o Vasco no retrospecto recente; veja os números

Vasco x Flamengo terá mais de mil policiais e segurança reforçada no Nilton Santos

Vasco treina no Nilton Santos de olho em sequência de jogos no gramado sintético

Vasco x Flamengo: clubes anunciam venda de ingressos do clássico

Seis chapas são inscritas para disputar as eleições do Vasco

Craque Neto crava Abel Ferreira, do Palmeiras, no Vasco: 'Vai ganhar tudo'

Sócio-torcedor: clubes brasileiros apostam em tecnologia e benefícios para atrair fãs

Vasco x Flamengo: 5 motivos para não perder o clássico pelo Brasileirão

Vasco tem retrospecto desfavorável contra o Flamengo no Nilton Santos; veja números

Vasco x Flamengo: divisão de ingressos no Nilton Santos muda para 50/50

Robert Renan tranquiliza torcedores do Vasco após acidente grave de trânsito
