Zé Ricardo - Vasco

Zé Ricardo durante treinamento do Vasco no CT Moacyr Barbosa, em maio (Foto: Rafael Ribeiro/ Vasco)

Rafael Ribeiro
05/06/2022
13:36
São Paulo (SP)

Após confirmar sua ida para o Shimizu S-Pulse, do Japão, na manhã deste domingo (1), o técnico Zé Ricardo divulgou por meio de suas redes sociais uma carta de agradecimento à torcida do Vasco onde destacou que "a semente está plantada" para o clube conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro.

+ Confira a classificação da Série B


- Com o coração apertado, venho anunciar minha saída do Vasco. Mesmo de longe, seguirei na torcida para que o Vasco siga sua bela e gloriosa história. A semente está plantada e espero ver ao final do ano aquilo que todo vascaíno deseja e sonha, o retorno à elite do futebol brasileira, seu devido lugar - disse.

Zé Ricardo deixa o Vasco como o único invicto da Segundona. O clube ocupa a quarta colocação da tabela, com 18 pontos. Ao todo na temporada foram 25 jogos, com 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas.

O casamento Zé Ricardo/Vasco no ano passou por momentos de tensão. Criticado pelo fraco futebol jogado no Campeonato Carioca e início da Série B, o treinador chegou a ser cobrado publicamente por integrantes de uma torcida organizada em aeroporto após a eliminação do clube para a Juazeirense, ainda na segunda fase da Copa do Brasil.

O LANCE! apurou que, desde o episódio, o treinador vinha conversando com empresários para uma saída ao exterior. E a chance de morar em um país novo foi decisivo para sua saída, como ele deixou bem claro na carta de despedida.

- Sobre o futuro, em um momento de tantas incertezas e indefinições, como é muito comum no meio do futebol, acabei aceitando o convite do Shimizu S-Pulse, da elite japonesa, onde ficarei pelos próximos dois anos. Um novo desafio na minha carreira, em um país tão elogiado por sua cultura e tradição.

TABELA
> Confira jogos, classificação e simule resultados da Série B-22
>Conheça o novo aplicativo de resultados do L!


Confira na íntegra a carta de despedida de Zé Ricardo:

"Com o coração apertado, venho anunciar minha saída do Clube de Regatas Vasco da Gama. Gostaria de agradecer, de início, ao presidente Jorge Salgado pela honestidade e confiança que sempre mostrou em meu trabalho e pelo suporte dado durante todo esse período, ao grupo extraordinário de atletas e homens, pelos quais terei sempre a maior admiração, carinho e respeito, e a todos os demais funcionários do clube, em especial do CT Moacyr Barbosa.

Sem dúvida, deixo um lugar com o ambiente extremamente profissional, onde construímos uma verdadeira família. Foram meses intensos, de muito trabalho e dedicação. À imensa e apaixonada torcida vascaína, também deixo o meu muito obrigado por tudo que vem fazendo durante os jogos. Poucas vezes vi uma sintonia e energia como as que São Januário vinha nos proporcionando. Com vocês ao lado e jogando junto, tenho certeza que o objetivo maior ficará mais próximo de ser alcançado.

Sobre o futuro, em um momento de tantas incertezas e indefinições, como é muito comum no meio do futebol, acabei aceitando o convite do Shimizu S-Pulse, da elite japonesa, onde ficarei pelos próximos dois anos. Um novo desafio na minha carreira, em um país tão elogiado por sua cultura e tradição.

Mesmo de longe, seguirei na torcida para que o Vasco siga sua bela e gloriosa história. A semente está plantada e espero ver ao final do ano aquilo que todo vascaíno deseja e sonha, o retorno à elite do futebol brasileira, seu devido lugar".