De virada e com gol de Paulo Baier, Atlético-PR vence o Criciúma
- Matéria
- Mais Notícias
O Atlético-PR segue invicto no Campeonato Brasileiro sob o comando de Vagner Mancini. E o oitavo jogo consecutivo do Furacão sem derrotas veio com mais uma contribuição decisiva do veterano Paulo Baier, de 38 anos, o artilheiro do Brasileirão desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos. Com um gol do camisa 30, o seu 95º desde 2003, o Furacão, de virada, derrotou o Criciúma, por 2 a 1, na noite deste domingo, em duelo válido pela 15ª rodada do Brasileiro.
Com a vitória, o Atlético assumiu o quinto lugar no Brasileirão com 24 pontos e deixou o rival, que tem a mesma pontuação, para trás. O Criciúma, por sua vez, segue sem vencer como visitante e não deixou a 17ª posição, abrindo a zona do rebaixamento, com 14 pontos.
PRÓXIMOS JOGOS
O Atlético volta a atuar no Brasileirão no próximo domingo, quando receberá o Botafogo, novamente no Durival de Britto, a partir das 18h30. Antes, nesta quarta, o Furacão visita o Palmeiras, nesta quarta, no Pacaembu, em jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Criciúma volta a entrar em campo no próximo sábado, quando receberá o Criciúma, no Heriberto Hülse, em jogo da 16ª rodada do Brasileirão.
O JOGO
O fato de o Atlético-PR estar invicto desde que Vagner Manini assumiu não foi garantia de uma boa atuação do Rubro-Negro no primeiro tempo. Já o Criciúma, que vinha de uma boa vitória contra o Náutico, tardou para "entrar" no jogo, o que foi decisivo para uma etapa inicial de pouca emoção até os 40 minutos.
O Atlético apostava na qualidade do veterano Paulo Baier. Mas o máximo que ele conseguiu foi, em uma cobrança de falta, obrigar Helton Leite a trabalhar. Sem a criatividade necessária, o Furacão dependeu de lances individuais. Muito pouco para um time que vinha de boas apresentações. Marcelo, por exemplo, se queixou de duas penalidades.

Já o Criciúma, após uma certa pressão do Atlético nos primeiros minutos, foi ganhando campo e, com mais posse de bola, teve as melhores oportunidades de gol. Logo após Paulo Baier, ajudando na marcação, evitar aquele que seria o gol de Lins, o lateral-direito Sueliton, em jogada individual, passou como quis por Léo e finalizou sem chances para Weverton, aos 44 minutos. Palcar justo para o time que teve cinco finalizações, contra dois do rival.
SEGUNDO TEMPO
O Atlético voltou para a etapa final mais ofensivo, já que o apoiador Carlos Alberto ingressou no time no lugar do lateral-direito Jonas. E o Furacão passou a tomar conta do jogo, já que o Criciúma - sem Ivo e com o volante Leandro Brasília - recuou e passou a apostar em contra-ataques, o que não aconteceu como Vadão esperava.
A pressão do Atlético surtiu efeito aos 17 minutos. Na terceira vez em que reclamou de pênalti, Marcelo foi "atendido" por Sandro Meira Ricci. Ele foi derrubado por Gilson na pequena área e Paulo Baier marcou o seu 95º gol no Brasileirão desde 2003, quando a competição passou a ser disputada por pontos corridos.
A virada do Atlético veio em dez minutos. Muito superior em campo, o Furacão chegou à virada novamente com a contribuição de Marcelo. Ele fez a jogada pela esquerda e cruzou para Ederson, de cabeça, fazer Atlético 2 a 1. Apesar de dominar o jogo, o Rubro-Negro não administrou a vantagem, seguiu pressionando o Criciúma e, ao apito final de Sandro Meira Ricci, celebrou novo triunfo no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 2 X 1 CRICIÚMA
Local: Durival de Britto, Curitiba (PR)
Data-Hora: 18/8/2013 – 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Alessandro A. Rocha de Matos (Fifa-BA)
Renda/Público: Não divulgada/9.416 presentes.
Cartões amarelos: Léo e Bruno Silva (ATP); João Vitor e Gilson (CRI)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gols: Sueliton, 44'/1ºT(0-1); Paulo Baier, 17'/2ºT(1-1) e Ederson, 27'/2ºT(2-1).
ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonas (Carlos Alberto, Intervalo), Manoel, Luiz Alberto e Léo; Bruno Silva (João Paulo, 25'/2ºT), Zezinho, Paulo Baier e Everton; Marcelo e Ederson – Técnico: Vagner Mancini.
CRICIÚMA: Helton Leite; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo e Marlon (Fabinho, 30'/2ºT); Serginho (Morais, 38'/2ºT), João Vitor, Gilson e Ivo (Leandro Brasília, Intervalo); Lins e Wellington Paulista – Técnico: Vadão.
- Matéria
- Mais Notícias















