menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Tenistória relembra uma marca amarga de Guga Kuerten em Madri

Ídolo brasileiro perdeu as duas partidas que fez na capital espanhola

unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 28/04/2026
08:00
Atualizado há 0 minutos
Guga Kuerten em Roland Garros em 2019 (Divulgação)
imagem cameraGuga Kuerten em Roland Garros em 2019 (Divulgação)

  • Matéria
  • Mais Notícias
Conteúdo Especial
Carregando conteúdo especial...

Guga Kuerten, único brasileiro a vencer torneios Masters 1000 (na época, chamados de Masters Series), com cinco troféus, conquistou 109 de suas 358 vitórias na carreira em eventos desse nível. O ex-líder do ranking mundial e tricampeão de Roland Garros disputou competições desse patamar em 10 cidades diferentes, e apenas em Madri que o catarinense não venceu um jogo sequer.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
➡️ Saiba a importância do Masters 1000 de Madri na carreira de João Fonseca

Guga estreou na capital espanhola no ano do lançamento do torneio, em 2002. Então 35 do mundo, o brasileiro foi superado pelo tailandês Paradorn Srichaphan (28º), por duplo 6/4 na estreia em Madri. No duelo, o tenista asiático (ex-número 9 do mundo) aproveitou as duas chances que teve, uma em cada sets, de quebrar o serviço do ídolo do Brasil para sacramentar a vitória. O ex-líder do ranking, por sua vez, não teve breaks em toda a partida.

continua após a publicidade

➡️ Mini-craques do Futuro: Duda Gomes brilhou a caminho de Roland Garros
➡️Especialistas analisam a lesão que fez Alcaraz desistir de Roland Garros 

No ano seguinte, Guga era o 20º do mundo, saiu de bye na primeira rodada, mas acabou superado, em seguida, pelo chileno Nicolas Massu (21º), que vinha de vitória sobre o espanhol Fernando Verdasco. Ao contrário do revés da temporada anterior, para Srichaphan, o tricampeão de Roland Garros teve nada menos que seis breaks em todo o duelo, mas só aproveitou um deles. Já o rival converteu três das 11 oportunidades que teve para levar a melhor no serviço do brasileiro. Massu, inclusive, chegou, naquela semana, à sua única final desse nível, perdendo o título para o anfitrião Juan Carlos Ferrero (ex-número 1 do mundo).

continua após a publicidade

+ Aposte na vitória do seu tenista preferido
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável,

O tenista chileno, inclusive, venceu dois dos quatro jogos contra Guga. Em 2004, o brasileiro foi superado pelo rival, no último embate entre ambos, na estreia das Olimpíadas de Atenas na Grécia, onde Massu (14º) conquistou o maior título da carreira, o ouro. O tricampeão de Roland Garros, por sua vez, eliminou o adversário na terceira rodada do US Open de 2002 e na segunda fase de Tóquio, dois anos antes.

Já Srichaphan levou a melhor nas duas ocasiões em que enfrentou o ídolo brasileiro. A última foi na terceira rodada do Australian Open de 2004.

Os cinco títulos de Guga em Masters 1000

Se passou em branco na capital espanhola, Guga ergueu o troféu duas vezes em Monte Carlo (1999 e 2001), outra em Roma (1999), uma em Cincinnati (2001) e também no extinto Masters 1000 de Hamburgo (em 2000).

Gráfico mostra números de Guga Kuerten em Masters 1000 (Reprodução)
Gráfico mostra números de Guga Kuerten em Masters 1000 (Reprodução)
  • Matéria
  • Mais Notícias