Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Real Sociedad, um clube prestes a viver guinada histórica

A temporada 2013/14 pode representar a guinada na história recente da Real Sociedad. O clube do País Basco irá trabalhar neste período com o orçamento que poderá girar entre 45 e 50 milhões de euros, o maior de sua história.

Isso representa uma diferença de 150% em relação ao orçamento da temporada 2009/10, quando a Real Sociedad subiu de volta à Primeira Divisão da Espanha.

continua após a publicidade

Muito deste renascimento econômico se deve ao novo contrato televisivo, válido pelas próximas duas temporadas e que injetará 51 milhões de euros, e à classificação da Real Sociedad para a fase preliminar da Liga dos Campeões 2013/14.

Um baita negócio para um clube que, na temporada passada gastou apenas 3,8 milhões de euros para se reforçar. O único valor gasto foi na contratação do atacante mexicano Vela, ex-Arsenal. As outras duas aquisições, o lateral-esquerdo Berchiche e o meia Chori Castro, vieram de graça do Real Unión e do Mallorca, respectivamente.

continua após a publicidade

Antes do início do Campeonato Espanhol, ninguém colocava a Real Sociedad entre os postulantes às vagas europeias. Afinal, clubes como Atlético de Madrid, Valencia, Sevilla, e até mesmo o Málaga do xeque Al Thani, eram mais cotados. Isso sem falar de Barcelona e Real Madrid, que fazem um torneio à parte.

Os resultados dentro de campo surpreenderam. Em seus domínios, o Estádio Anoeta, em San Sebastián, a equipe derrotou o Barcelona por 3 a 2 e empatou em 3 a 3 com o Real Madrid. Diante dos merengues, inclusive, vendeu caro a derrota em Madri por 4 a 3. O time ficou 15 rodadas invicto no Campeonato Espanhol, entre a 19ª e a 33ª rodadas.

continua após a publicidade

A expectativa no País Basco é que a política do bom, bonito e barato apresente resultado a nível continental.

Liga dos Campeões, a mina de dinheiro

Só por já estar incluído entre os clubes que disputarão a fase preliminar da Liga dos Campeões, a Real Sociedad já assegurou 2,1 milhões de euros. Se avançar à fase de grupos, serão mais 8,6 milhões.

Porém, o confronto que irá garantir a presença da equipe de San Sebastián na fase de grupos da Liga dos Campeões pode fazer toda a diferença. Se não se classificar, a Real Sociedad irá cair na Liga Europa. Sendo assim, deixaria de ganhar 10,7 milhões de euros para receber apenas 3,4 milhões.

continua após a publicidade

Adversário pode ser pedreira

Como não possui uma boa posição no ranking da Uefa, a Real Sociedad certamente irá enfrentar uma pedreira na sua tentativa de entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

No sorteio a ser realizado no dia 9 de agosto, a Real Sociedad irá estar no porte 2. Isso significa que um peso pesado como Milan, Arsenal, Schalke, Lyon e Zenit possam entrar no caminho dos bascos.

continua após a publicidade
Sugerida para você!

Mais LANCE!