menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Comissão de Arbitragem quer 'reciclar' árbitro de Elche x Real Madrid

Dia 01/03/2016
03:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

O árbitro Muñiz Fernández passará por uma severa avaliação do Comitê Técnico de Árbitros (CTA) da Federação Espanhola (RFEF) antes de receber uma punição pelo pênalti inexistente marcado a favor do Real Madrid. A infração máxima definiu a vitória merengue sobre o Elche por 2 a 1, aos 51 minutos do segundo tempo, na última quarta-feira, pela sexta rodada do Campeonato Espanhol.

Em entrevista ao LANCE!Net, Luis Medina Cantalejo, diretor-técnico da entidade, não quis comentar a atuação de Fernández, mas revelou que o propósito é reciclar o árbitro.

- Temos avaliadores técnicos para cada situação. Geralmente, nossas punições não são tão rigorosas como um jogador que ofende um arbitro ou é expulso por uma entrada criminosa. O juiz precisa descansar uma partida para que volte com mais confiança e aprenda com os erros. Não trata-se de um castigo.

E MAIS

Imprensa catalã qualifica arbitragem como 'roubo'
Imprensa de Madri reconhece que Real foi ajudado

Antes da sentença final, o árbitro que deu uma ajuda ao Real ficará na geladeira. Ele não está escalado para as próximas duas rodadas da Liga Espanhola.

Além do erro cometido na última quarta, Fernández já havia sido o alvo da ira do Sevilla, que reclama de um gol anulado na derrota para o Barcelona por 3 a 2, há duas semanas, no Camp Nou.

BATE BOLA
Luis Medina Cantalejo
Diretor-técnico do Comitê Técnico de Arbitragem

Como é feita a seleção de árbitros para a temporada espanhola?
Temos um banco de dados com nomes dos principais candidatos da temporada. Eles passam por duros testes de 20 dias durante o verão e a partir daí designamos uma comissão de controle para serem avaliados. Para as partidas, há um consenso de três membros: um da Real Federação Espanhola, uma da Liga, que responde pelos clubes, e outro comum entre as duas entidades.

Um árbitro na Espanha é profissional?
Praticamente sim. Não se exige 100% de comprometimento ao futebol, mas o esporte toma o tempo dos árbitros. É quase impossível acumular outras funções.

Reveja o lance do pênalti

  • Matéria
  • Mais Notícias