André Santos marca no fim e Flamengo empata com a Ponte em Campinas
Em um jogo fraco tecnicamente, Ponte Preta e Flamengo empataram em 1 a 1 na tarde deste domingo, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas(SP), pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida teve duas expulsões - uma para cada equipe - e os gols foram marcados por Artur, para a Macaca, e André Santos, já no fim do jogo, a favor do Rubro-Negro.
Com o empate, a Ponte Preta tropeça uma vez e não encerra a sequência de sete derrotas na competição - é 19ª colocada com 16 pontos. Já o Flamengo chega aos 26 pontos, no 13º lugar.
A Ponte Preta volta a campo na quarta-feira, contra o Corinthians, às 21h50, novamente no Moisés Lucarelli. Por sua vez, o Flamengo recebe o Atlético-PR na quinta-feira, às 19h30, no Maracanã.

O JOGO
A falta de qualidade dos times de Ponte Preta e Flamengo foi evidenciada ao longo do primeiro tempo. Erros de passe, ausência de finalizações ao gol, falta de criatividade nas jogadas. Pode-se até dizer que os ínumeros desfalques contribuíram para que se chegasse a esta situação, mas o mínimo que era de se esperar mesmo com as adversidades era o do jogo ser melhor tecnicamente.
O time da Ponte Preta foi o que mais chegou ao ataque na etapa inicial. Aos 12, Fellipe Bastos cobrou falta com perigo. Pouco após, Adrianinho tentou de longe, a bola quicou e o goleiro Paulo Victor fez uma boa defesa para o Flamengo. O Rubro-Negro só chegou com perigo aos 41, quando João Paulo cobrou falta com perigo, mandando por cima do gol defendido por Roberto.
A partida foi para o intervalo com o Flamengo tendo maior posse de bola: 58% contra 42% da Macaca. Essa superioridade, entretanto, não se refletia dentro das quatro linhas. Os próprios jogadores rubro-negros admitiram na saída de campo este erro do time, prometendo uma mudança para o segundo tempo.
Contudo, essa esperada mudança não foi vista na etapa final. A Ponte continuou chegando com facilidade ao gol visitante. O goleiro, aliás, fez defesas importantes nos primeiros minutos, como aos sete, quando Artur chutou, o arqueiro deu rebote e depois tirou o perigo na finalização de Chiquinho.
Os minutos seguintes foram cruciais para o andamento da partida. Aos 12, João Paulo tabelou com Hernane, o Brocador se posicionou bem para finalizar, mas mandou para fora, desperdiçando a oportunidade de abrir o marcador para o Fla. Aos 15, foi a vez dos mandantes chegarem com Chiquinho mandando para fora com perigo. Um pouco depois André Santos atrasou uma bola para Samir na fogueira e o zagueiro foi obrigado a fazer a falta. O árbitro deu cartão amarelo para ele e, como já tinha recebido anteriormente, foi expulso.
Com um jogador a menos na partida, o Flamengo se desorganizou de vez. A Ponte Preta soube aproveitar esta vantagem e inaugurou o marcador. Chiquinho cruzou para Artur que, da ponta direita, chutou forte no ângulo do goleiro Paulo Victor, que não conseguiu defender: 1 a 0. Vale destacar que o arqueiro não demostrou segurança em grande parte dos lances.
Precisando ao menos igualar o marcador, o Flamengo tentou tirar do fundo do baú as forças necessárias para evitar a derrota. Aos trancos e barrancos, o time rubro-negro foi conseguir o empate perto do fim da partida, aos 41 minutos. João Paulo passou a bola para André Santos, que não tinha conseguido fazer nada no jogo até então, e ele mandou para o gol. A bola chegou a desviar na defesa, enganou o goleiro Roberto e estufou as redes: 1 a 1. César foi expulso nos acréscimos e o duelo terminou empatado em números de jogadores (10 a 10) e no placar, com um gol para cada.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 1 X 1 FLAMENGO
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data/hora: 15/09/2013 - 16h
Árbitro: Paulo H. Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Marcio Eustaquio S. Santiago (MG) e Neuza Ines Back (SC)
Renda/público: R$ 75.803,00 / 10.346 pagantes
Cartões amarelos: Fellipe Bastos, Chiquinho (PON) e Samir (FLA)
Cartões vermelhos: Samir 19'/2ºT (FLA), César 46'/2ºT (PON)
GOLS: Artur 22'/2ºT (1-0) e André Santos 41'/2º (1-1)
PONTE PRETA: Roberto, Artur, César, Ferron e Uendel; Baraka, Fellipe Bastos (Fernando Bob intervalo) e Adrianinho; Adaílton (Rildo intervalo), Chiquinho e William. Técnico: Jorginho.
FLAMENGO: Paulo Victor, Luiz Antonio, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Diego Silva (João Paulo 15'/1ºT), Paulinho e Gabriel (Rafinha 17'/2ºT); Carlos Eduardo e Hernane (González 24'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.

Futebol Nacional
Clube notifica FFU por conflito de interesses de administrador, sócio de Ronaldo
Há 3 dias
Futebol Nacional
Justiça de Brasília exige que Sinafut comprove legitimidade em ação contra FFU
Há 4 dias
Todos Esportes
Brasileiro renova com clube árabe, ganha cidadania e mira seleção do país
Há 5 dias
Fluminense
Escalação do Fluminense: Marcão aprova teste contra o Palmeiras
Há 6 dias
Todos Esportes
Copa do Brasil: Vitória conhece adversário e chaveamento
Há 1 semana
Onde Assistir
Chelsea x Milan: onde assistir, horário e prováveis escalações
Há 2 semanasMais LANCE!

GDA Luma, que comprará SAF do Botafogo, sofre ação por fraude nos EUA

Palmeiras perde quando pode, avança na Copa do Brasil e vê Flaco ainda mais protagonista

Diego Fernandes rebate conselheiro do São Paulo em rede social

Presidente da Fifa Master Alumni vê Infantino ainda favorito: 'Há muito ruído'

Santos x Remo: onde assistir, horário e escalações pela Copa do Brasil

Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil

Lula diz que só usa camisa do Corinthians e do Vasco: 'Flamengo, não'

AO VIVO: assista à apresentação de Zé Lucas no Cruzeiro

O impacto da ausência de Matheus Pereira no time titular do Cruzeiro

Klopp é apresentado pela Alemanha: 'Critiquem-me se algo não funcionar'

Análise: Cogitado por Trump na ONU, Infantino tem reeleição na Fifa em mãos

Leitores do Lance! escolhem Espanha x Inglaterra como final ideal da Copa

'O futebol não venceu': treinador da Suíça lamenta eliminação e ataca arbitragem
