menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Altos e baixos marcaram a trajetória de Felipe Massa pela equipe Ferrari

Dia 01/03/2016
01:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Felipe Massa não é mais piloto da Ferrari. O brasileiro anunciou nesta terça-feira por meio de seu Instagram que deixará o time de Maranello após o término desta temporada. Pela equipe italiana, contudo, Massa viveu momentos distintos ao longo de sua trajetória.

Piloto titular da escuderia desde 2006, ao lado de Michael Schumacher, Felipe Massa teve o seu auge dois anos mais tarde. Com Kimi Raikkonen como companheiro e campeão mundial, o piloto duelou até a última curva pelo título da temporada com Lewis Hamilton.

Massa e Hamilton chegaram à corrida em Interlagos separados por poucos pontos na classificação. O brasileiro venceu a corrida em sua casa e dependia de um sexto lugar de Hamilton para ser campeão mundial. O britânico ocupava exatamente este posto até os metros finais da corrida, quando conseguiu ultrapassar Timo Glock para frustrar a expectativa brasileira - o último título do país ocorreu em 1991, com Ayrton Senna.

Na temporada seguinte, o brasileiro seguiu na mesma toada, ainda vencendo corridas e brigando pela ponta do campeonato. No entanto, um acidente no Grande Prêmio da Hungria, em julho, mudaria a sua carreira.

Uma mola o atingiu na cabeça e fez com que ele perdesse todo o restante do ano. Felipe só foi liberado para correr novamente na temporada de 2010. Contudo, o episódio marcou o fim de sua "era" competitiva no time italiano.

Deste momento em diante, Massa teve como companheiro o espanhol Fernando Alonso - bicampeão mundial da categoria. Desde o princípio, Alonso tomou as rédeas do time e foi constantemente mais veloz que o parceiro.

Apesar de ter o apoio do próprio Alonso e de ser empresariado por Nicolas Todt - filho de Jean Todt, antigo chefe de equipe da Ferrari -, a situação de Massa tornou-se insustentável nesta temporada, na qual ele tem falhado em conquistar pontos que ajudem a escuderia na briga pelo título de Construtores.

NÚMEROS DA PASSAGEM DE MASSA PELA FERRARI
Estreia: temporada de 2006
Corridas: 132
Vitórias: 11
Pódios: 36
Pontos: 744
Poles: 15

Especialistas analisam saída de Massa da Ferrari

  • Matéria
  • Mais Notícias