Alemão campeão olímpico é o novo presidente do COI
- Matéria
- Mais Notícias
Aos 59 anos, o presidente do Comitê Olímpico da Alemaha (Dosb), Thomas Bach, foi eleito o nono presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), na manhã desta terça-feira, em Buenos Aires. Sucessor do belga Jacques Rogge, que permaneceu por 12 anos no posto, ele asssegurou a vitória na segunda rodada de votação, quando ultrapassou a marca de 50% mais um dos votos e derrotou os outros cinco candidatos.
Campeão olímpico por equipes na esgrima, nos Jogos de Montreal-1976, Bach era o favorito para a disputa no colégio eleitoral do COI. Desde 1996, ele integra o Comitê Executivo e , em 2000, passou a ser um dos quatro vice-presidentes da entidade máxima do desporto olímpico. A sua nomeação como membro ocorreu em 1991.
A força para sua eleição foi construída ao longo dos anos, com a sua constante participação nas principais comissões existentes na estrutura administrativa do COI. Conhecido por ser discreto e negociador, Bach presidirá o COI por oito anos, com a possibilidade de reeleição para mais quatro.
Na tarde de segunda-feira, Bach falou sobre sua expectativa e planos para ser eleito. Destacou que a juventude é um tema que receberá especial atenção.
- Uma boa gestão, flexível, transparente, e com a participação dos membros nas decisões. Eles precisam ter maior participação. E precisamos engajar a juventude na prática do esporte - destacou Bach.
Contra Bach concorreram à presidência do COI outros seis candidatos: Sergey Bubka, da Ucrânia; Denis Oswald, da Suíça; Ching-Kuo Wu, de Taipei; Denis Oswald, da Suíça; e Richard Carrión, de Porto Rico.
Na segunda rodada, o alemão obteve 49 votos, contra 29 de Carrión, seis de Ser Miang Ng, cinco de Oswald e quatro de Bubka. Bach precisava de pelo menos 47 votos para ser eleito. E apenas quatro votos separaram o alemão da vitória no primeiro turno.
Bach obteve na primeira rodada da votação um total de 43 votos; Carrión, 23; Bubka, oito; Oswald, sete; Ser Miang Ng, seis; e Ching-Kuo Wu, seis.
Além de atuar no mundo olímpico, Bach teve participação ativa na organização da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, quando era membro do Conselho de Administração. Em seguida, em 2011, presidiu o Conselho de Administração da Copa do Mundo de Futebol Feminino também realizada em seu país.
________________________________________________
Quem é?
THOMAS BACH
País – Alemanha.
Idade – 59 anos.
Profissão – Advogado.
Esportes que praticou – Esgrima, futebol e tênis.
Carreira olímpica – Medalha de ouro na esgrima (florete) por equipes nos Jogos de Montreal – 1976.
Membro do COI desde – 1991.
Funções atuais no COI:
Membro do Comitê Executivo desde 1996, sendo que desde 2000 é vice-presidente.
Presidente da Comissão de Jurídica.
Presidente da Comissão de Direito e Esportes.
Membro da Comissão de Marketing.
Membro da Comissão de Direitos de TV e Novas Mídias.
- Matéria
- Mais Notícias