Americano dedica título ao pai, que luta contra o câncer
Zachary Svajda, de 22 anos, é o atual 153º do mundo e venceu o Challenger de Newport

Há um ano, Zachary Svajda recebeu a pior notícia possível, ao saber que seu pai e técnico, Tom, foi diagnosticado com câncer, em estágio avançado (4). Desde então, o americano, hoje aos 22 anos e 153º do mundo, vem se deparando com muitos pensamentos, dentro e fora das quadras.
➡️ Thiago Wild espanta má fase na estreia na Áustria
➡️ Japonês que não vencia desde fevereiro supera vítima de João Fonseca
➡️ Além de João Fonseca, quais outros chegaram ao melhor ranking na segunda-feira
No último dia 14, ao conquistar o título do Challenger de Newport, nos EUA, na grama, o californiano homenageou Tom nas redes sociais:
- Esse título é para você, pai. Assistir sua luta tem me mostrado o que, realmente, é a verdadeira força.
Câncer foi diagnosticado em 2024
Ao site da ATP, nesta segunda-feira, Svajda, campeão de cinco títulos de Challenger na carreira, relembrou seus desafios quando soube do diagnóstico do pai:
- Têm sido 12 meses dificeis para mim, não apenas por causa do meu pai, mas por tudo o que está relacionado a isso. Me senti, realmente, bem conquistar esse título e jogar por ele.
- Só pensava, tipo: 'Sei que ele está assistindo, mas eu deveria estar em casa com ele'? Há muitos pensamentos. Não estava totalmente focado e essa mudança me levou às lágrimas, pensando nele, ou mesmo antes das partidas - admitiu o tenista, ano passado.
Na ocasião, Svajda contou a batalha vivida pelo seu pai ao compatriota e amigo Steve Johnson, ex-número 21 do mundo.
- Chorando, perguntava a ele: O que faço? Desisto desse torneio e volto para casa? Não gosto de abri mão das obrigações. Então, fui para a quadra - contou o americano.
Svajda acabou perdendo em três sets para o francês Benoit Paire e, horas depois, naquele mesmo dia, já voava de volta para casa. Foi um turbilhão de emoções para o americano, que, na época, estava se aproximando do Top 100, enquanto se deparava com um dos maiores desafios da vida.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O irmão caçula de Zach, Trevor, também é tenista, e os dois seguem na luta para manter o sorriso no rosto do pai. E graças a Tom, maior inspiração para os filhos, que os dois começaram no esporte.
Ele está lutando com uma força inacreditável. Vejo isso quando estou com ele, pessoalmente, ou pelo telefone. Ele está sempre tomando as medicações nos momentos certos para os tratamentos. Não posso imaginar o que ele está enfrentando. E ele tem feito tudo isso enquanto não se sente bem. E isso me fez pensar: 'sua luta, realmente, me ajuda' - conta Zach,
Quando soube do diagnóstico do pai, o campeão do Challenger de Newport chegou a pensar em desistir da vida da carreira. Mas o tênis sempre foi um elo fundamental para eles, e isso vai continuar sendo uma verdade.
- Ele queria que eu continuasse jogando e, no final das contas, é isso que o deixa feliz. Eu competindo e estando em quadra, foi aí que começamos - contou o tenista, que tem como melhor ranking o 102º lugar, alcançado, justamente, ano passado.

Tudo sobre

Tênis
João Fonseca sobe no ranking e terá caminho favorável em Montreal
Há 2 horas
Tênis
João Fonseca vê caminho árduo, mas sonha ser número 1 do mundo
Há 1 dia
Tênis
Rita Hiraki, campeã de Roland Garros em 1997, é presa por fraude no Japão
Há 2 dias
Tênis
Sinner e Djokovic saem do próximo torneio de João Fonseca
Há 2 dias
Tênis
Técnico de João Fonseca cita Guga ao relembrar maior vitória
Há 3 dias
Fora de Campo
CazéTV garante direitos exclusivos do WTA Tour até 2030
Há 3 diasMais LANCE!

Após ter passaporte roubado, Guto Miguel perde torneio

Lenda americana Andre Agassi dá conselho a João Fonseca

Após treino com João Fonseca, rival busca pôr fim à pior fase da carreira

Após polêmicas, Roland Garros decide dividir parte da receita com os jogadores

Derrota de freguês francês beneficia João Fonseca no ranking

João Fonseca encerra temporada de Grand Slams no US Open

João Fonseca fatura quarta maior premiação do ano no UTS Rio

Jornalista faz alerta: 'João Fonseca está muito longe de ganhar um Grand Slam'

Loio no Lance! vê Guto Miguel com chance de estrear na Davis

Rivais de João Fonseca na Copa Davis caem no ranking

WTA inicia testes de gênero para torneios femininos

João Fonseca cai no ranking da ATP, mas segue no top 30

Alcaraz e Nadal comemoram o bicampeonato da Espanha na Copa



