Presidente da CBF reclama de atitudes na Bolívia: 'Várzea'
Dirigente diz que entrará com representação na Conmebol

A derrota da Seleção Brasileira por 1 a 0 para a Bolívia, em El Alto, pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, não foi marcada apenas pelo resultado dentro de campo. Após o apito final, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, fez duras críticas à forma como a delegação brasileira foi recebida no país vizinho. O dirigente classificou o episódio como inaceitável e pediu providências à Conmebol.
- Viemos para jogar futebol, e o que nós vimos desde a nossa chegada foi um antijogo, mesmo com essa altitude, 4 mil metros. Jogamos contra a arbitragem, jogamos contra a polícia, jogamos contra os gandulas, tirando as bolas de campo, puxando as bolas, colocando bolas dentro de campo. Então, me desculpe a palavra, mas uma verdadeira várzea hoje, é o que nós não esperamos para o futebol mundial, nem para o futebol sul-americano - afirmou Xaud, em entrevista ao site "ge.com".
O dirigente destacou que, além da já conhecida dificuldade de atuar em grandes altitudes, a Seleção enfrentou um ambiente hostil que, segundo ele, comprometeu a integridade da partida. Para Xaud, o Brasil jogou "com 14 homens dentro de campo contra uma seleção". Ele garantiu que a entidade nacional pretende formalizar uma denúncia junto à Conmebol.
Segundo o presidente da CBF, houve registros de condutas inadequadas não apenas dentro do gramado, mas também fora dele.
- Polícia truculenta com toda a equipe, com toda a comissão técnica, então é o que a gente não espera. Nós recebemos no Brasil todas as seleções muito bem, nós abraçamos as seleções, nós colocamos tudo à disposição deles, enquanto nós vamos jogar fora do Brasil, principalmente aqui, chega a ser até absurdo a recepção que nós temos aqui - disse.
Xaud concluiu reforçando a necessidade de que o episódio não se repita em competições futuras.
- Fica a minha indignação e eu espero que a Conmebol tome providências, a gente espera que isso não aconteça mais e nós vamos formalizar tudo - finalizou.
Com a vitória sobre a Seleção Brasileira, a Bolívia conseguiu avançar para disputar a repescagem por uma vaga na Copa do Mundo. Venezuela, Peru e Chile estão eliminados do Mundial.


Futebol Internacional
Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030
Há 1 dia
Seleção Brasileira
Com gol de joia do Palmeiras, Brasil Sub-20 vence a Bolívia sem sustos
Há 1 dia
Futebol Internacional
Trio brasileiro 'desafia' fala de Ancelotti e movimenta mais de R$ 1 bilhão na janela
Há 2 dias
Fora de Campo
Bárbara Coelho e Ana Thaís analisam o que Ancelotti deve mudar para 2030
Há 2 dias
Seleção Brasileira
Cinco anos após o ouro olímpico, Jardine relembra final contra a Espanha
Há 3 dias
Seleção Brasileira
Seleção ganhava Ouro olímpico há cinco anos; veja destino dos atletas
Há 3 diasMais LANCE!

Corinthians decide não liberar Dieguinho para Seleção Brasileira Sub-20

Corinthians tem dois convocados para a Seleção Brasileira Sub-15

Seleção Brasileira Sub-20 inicia preparação na Granja Comary com foco no Sul-Americano

Pai não descarta Neymar na Seleção, e jogador responde; veja

Romário tenta reverter penhora de valores a receber da CazéTV

20 anos de Rayan: o que mudou em um ano para o prodígio brasileiro

10 ou ponta: Gabriel Mec enfrenta dilema que impacta a Seleção

Estrangeiros são sinceros sobre Endrick: 'Real não valoriza'

Veja gols em Real Madrid x Fiorentina: Endrick abre o placar

Recuperado de lesão, Estêvão marca e vira assunto: 'Fez falta'

Arsenal fecha a contratação de Bruno Guimarães, diz jornal

Endrick x Carlos Espí: compare os concorrentes por vaga no ataque do Real Madrid

Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030


