LANCE!
11/01/2022
14:47
São Paulo (SP)

O São Paulo anunciou nesta terça-feira (11) a contratação  do meio-campista Nikão, ex-jogador do Athletico. O jogador assinou com o clube paulista por três temporadas, com opção de extensão por mais uma.


Nikão fez o teste de Covid-19 na última segunda-feira (10), realizou os exames médicos nesta manhã e assinou o contrato no início da tarde.

O meia chega como o quinto reforço do time comandado por Rogério Ceni para 2022. Nesta janela de transferências, também já chegaram o goleiro Jandrei, o lateral-direito Rafinha, o meio-campista Patrick e o atacante Alisson.

.
Divulgação

Carreira

Maycon Vinícius Ferreira da Cruz, o Nikão, nasceu em Montes Claros-MG e iniciou a carreira no Mirassol-SP. Ainda nas categorias de base, teve a oportunidade de adquirir experiência no futebol europeu: por empréstimo, atuou na Rússia, pelo CSKA Moscou, e na Holanda, pelo PSV Eindhoven.

Após retornar ao Brasil, passou pelo Palmeiras e, depois, Santos, onde se destacou durante a Copa São Paulo de Futebol Junior de 2010. Em seguida, foi integrado ao elenco profissional do Atlético-MG. Sem muitas oportunidades, acabou emprestado para Vitória e Bahia antes de retornar em 2012 e conquistar o Campeonato Mineiro pelo Galo.

Nikão ainda vestiu as camisas de Ponte Preta, América-MG, Linense e Ceará. As boas atuações pelo clube cearense despertaram o interesse do Athletico, que acertou a sua contratação em 2015. Lá, foram sete temporadas, mais de 300 jogos pelo Furacão, 49 gols e títulos que o tornaram ídolo do clube.

Nikão Foi bicampeão da Copa Sul-Americana, em 2018 e 2021, sendo eleito o craque na decisão da segunda conquista, diante do Red Bull Bragantino (1 x 0) ao balançar as redes na final.

O meia-atacante também ergueu o troféu da Copa do Brasil, em 2019, disputou a decisão da competição nacional em 2021 e foi bicampeão paranaense em 2016 e 2020.