Como uma defesa em 2018 levou o Fluminense à semifinal do Mundial de Clubes
Entenda o "efeito borboleta" que mudou o destino do Tricolor

NOVA JERSEY (EUA) — É isso mesmo: uma defesa no Brasileirão de 2018 ajudou o Fluminense a chegar na semifinal do Mundial de Clubes em 2025. Embora pareça distante, a relação é mais direta do que parece. O Tricolor enfrenta o Chelsea nesta terça-feira (8), para definir o primeiro finalista da competição.
O "efeito borboleta" é um conceito da Teoria do Caos que explica como pequenas mudanças no início de um evento podem desencadear alterações drásticas no futuro. Foi o caso do pênalti defendido por Júlio César, ex-goleiro do Fluminense, no duelo contra o América-MG, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2018. O que isso tem a ver com a campanha do Flu no Mundial? O Lance! explica.
A vitória sobre o América-MG e o Mundial de 2025

Na reta final do campeonato, depois de vencer o Atlético-MG por 1 a 0 na 30ª rodada, o Fluminense passou sete jogos sem balançar as redes, perdendo cinco vezes e empatando duas. Em 14º lugar, dependia apenas de si para não cair para a Série B, mas precisava empatar ou vencer o América-MG, no Maracanã, para a permanência se concretizar. Uma derrota faria com que dependesse de resultados de Vasco, Chapecoense e Sport.
Diante de mais de 35 mil torcedores, o Fluminense, comandado pelo interino Fábio Moreno (Marcelo Oliveira, que sucedeu Abel Braga, deixou o cargo dias antes), entrou em campo pressionado. E a partida começou com sufoco para o torcedor carioca: ainda no primeiro tempo, Júlio Cesar defendeu pênalti de Luan e o zagueiro Gum tirou uma bola em cima da linha. O gol salvador de Richard saiu aos 41 minutos, de cabeça, para afastar a Série B e garantir a classificação para a Sul-Americana.
Com isso, o Tricolor teve maior tranquilidade para se reerguer nas temporadas seguintes até chegar ao Mundial de Clubes de 2025. Afinal, além do impacto emocional, o rebaixamento traz prejuízos financeiros de perda de receita, redução de patrocínios e cotas de televisão, dificultando contratações e o desempenho em campo.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
Outros "acasos" que levaram o Fluminense ao Mundial
Negativa de Ricardo Goulart
A diretoria do Fluminense abriu negociação com Germán Cano em dezembro de 2020, desejando tê-lo para a próxima temporada. Com as conversas caminhando em passos lentos, o Tricolor fez uma proposta para Ricardo Goulart, que também estava livre no mercado. Se ele aceitasse, não haveria espaço no orçamento para o atacante argentino. Depois de Goulart informar que esperaria outras propostas, o Flu saiu da negociação e acabou fechando com Cano. Dois anos depois, ele seria eleito o Rei da América pela atuação no título da Libertadores de 2023 e autor do primeiro gol sobre a Inter de Milão no Mundial.
Sorteio da Libertadores de 2021
Um evento muito importante para o Fluminense foi o sorteio da Libertadores de 2021, em que caiu no mesmo grupo do Independiente Santa Fé, da Colômbia. Isso porque, naquele time, estava ninguém menos que o jovem Jhon Arias, então com 23 anos. Na fase de grupos, o Tricolor venceu os dois jogos, mas se impressionou com o talento do meia-atacante, contratando-o no mesmo ano. Hoje, Arias é o destaque da equipe e já foi premiado por isso três vezes neste Mundial de Clubes.
Lesão do volante Hudson
Em maio de 2021, o Fluminense anunciava que o volante Hudson havia rompido o ligamento do joelho. Na época, era um dos titulares e, com pouco espaço no elenco, o jovem André, recém-promovido da base, estava em vias de ser emprestado para o Botafogo ou CRB. Por conta da contusão, o futuro ídolo passou a receber mais oportunidades, se consolidou no time titular e foi peça fundamental para a conquista da Libertadores de 2023, que deu ao Tricolor a vaga no Mundial de Clubes.
Compra do Saf do Cruzeiro por Ronaldo
Em março de 2022, Ronaldo "Fenômeno", concretizou a compra da Saf do Cruzeiro. Apalavrado com a gestão anterior, o goleiro havia acertado um aumento de seu contrato, considerado inviável pelo novo dono. Assim, o ídolo cruzeirense ficou livre no mercado e abriu caminhos para que o Fluminense o contratasse. Aos 44 anos, Fábio segue atuando em alto nível e sendo decisivo para o Tricolor desde que passou a defender o clube.

Tudo sobre

Mundial de Clubes
Mundial de Clubes deve ganhar novo formato com 48 times em 2029
Há 2 semanas
Copa do Mundo 2026
Rivais do Fluminense no Mundial de Clubes estreiam na abertura da Copa do Mundo
Há 1 mês
Futebol Nacional
Palmeiras lidera ranking por vaga na Copa do Mundo de Clubes; Flamengo está confirmado
Há 2 meses
Futebol Internacional
Adversários do Flamengo no Mundial de 2029: veja lista de classificação pela Champions
Há 5 meses
Futebol Internacional
Brasil? Saiba qual país tem '99% de chance' de sediar o Mundial de Clubes de 2029
Há 6 meses
Futebol Internacional
Duelos marcantes: relembre os principais jogos do futebol internacional em 2025
Há 6 mesesMais LANCE!

No Brasil, futebol domina top 10 dos itens mais buscados no Google em 2025

Camisa de algoz do Flamengo vira item disputado por fãs em leilão; veja valores

Quanto vale Safonov? Saiba o valor de mercado do vilão do Flamengo no Mundial

PSG iguala recorde de Barcelona e Bayern após título sobre o Flamengo

Bruno Henrique avalia Flamengo contra PSG: 'De igual para igual'

Botafogo relembra Mundial de Clubes e ironiza revés do Flamengo para o PSG

Quem é Safonov, herói do PSG contra o Flamengo no Mundial?

Espanhóis reagem a pênalti de Jorginho, do Flamengo, contra o PSG: 'Frieza'

Jornalistas comentam 'falhas' de Rossi em PSG x Flamengo: 'Já tinha'

Veja os gols de PSG x Flamengo: Paris é campeão nos pênaltis

Ausência de jogador na escalação do Flamengo incomoda torcedores: 'Não é hora'

Sem melhor do mundo, PSG divulga escalação para enfrentar o Flamengo no Mundial

PSG x Flamengo: acompanhe ao vivo jogo e pênaltis da final do Mundial






