menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Botafogo leva a taça à favela e marca 1º gol do Mundial de Clubes

Primeira parada do Tour da Taça no Brasil foi na comunidade Tavares Bastos

21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 02/05/2025
17:23
Taça do Mundial de Clubes da Fifa foi levada pelo Botafogo à favela Tavares Bastos
imagem cameraQuadra da Tavares Bastos lotada de crianças para o Tour da Taça do Mundial de Clubes (Foto: Marcio Dolzan/Lance)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Mundial de Clubes da Fifa começa apenas em 14 de junho, mas o Botafogo marcou seu primeiro gol já nesta sexta-feira, 2 de maio. Primeiro dos quatro clubes brasileiros a receber o Tour da Taça do Mundial, o alvinegro carioca podia muito bem escolher como moldura para a imagem inicial do troféu em solo brasileiro o museu do clube, a estátua do Manequinho ou o gramado do Nilton Santos. Em vez disso, optou por subir o morro e colocar a taça junto ao torcedor mais humilde, rodeada por crianças gritando o nome de seus ídolos, na mais pura imagem do verdadeiro espírito do futebol nacional.

continua após a publicidade

➡️Saiba tudo sobre o Mundial de Clubes da Fifa!

Por escolha única e exclusiva do Botafogo, o Tour da Taça do Mundial de Clubes no Brasil começou no alto da Tavares Bastos, uma favela localizada no Catete, na zonal sul do Rio. O clube levou para lá Marlon Freitas, Gregore, Alex Telles e Igor Jesus, que para as crianças da comunidade foram atração ainda maior do que troféu cobiçado por milhões de torcedores mundo afora.

— Trazer a Taça do Mundial de Clubes para uma comunidade engrandece ainda mais, e eu sei o que é isso. Ver a alegria dessas crianças é muito importante. Estou muito feliz de estar aqui, e o Botafogo está de parabéns por trazer essa taça para a comunidade. Mostra para as crianças que dá para sonhar, e que dá para realizar também — disse o capitão Marlon Freitas.

continua após a publicidade

E é importante ressaltar que todos os quatro jogadores demonstraram alegria genuína em estar lá naquele momento, mesmo que para isso tenham tido que dar um gás extra para vencer a programação do dia. O quarteto saiu do último treino do Botafogo e foi levado ao alto do morro enquanto o restante da delegação já começava os preparativos para a viagem a Salvador, onde neste sábado o time encara o Bahia pelo Brasileirão. Da Tavares Bastos, os quatro seguiram direto para o aeroporto.

Taça do Mundial de Clubes percorre diferentes países

O Tour da Taça do Mundial de Clubes percorre todos os países que têm representantes na competição. É uma forma de divulgar o torneio, e em geral o troféu vem sendo exposto em estádios e sedes de clubes para um grupo restrito de pessoas. Cada clube faz a ação que bem entender — e o próprio Botafogo terá uma neste sábado, na sede de General Severiano. Poucos, porém, optam por levar o troféu concebido por uma das joalherias mais famosas do mundo para o meio do povão

continua após a publicidade

— É o maior orgulho, maior satisfação e felicidade, ver essa criançada aí, com a camisa do Botafogo, pulando e se divertindo. Isso não tem preço — disse o taxista Daniel Ferreira, morador da favela e que foi com os três filhos pequenos. 

— A gente imaginava o evento, mas não imaginava que fossem aparecer quatro jogadores do elenco principal. O pessoal campeão veio trazer essa energia, foi bacana — acrescentou Teixeira.

Definitivamente, o Botafogo soube aproveitar o Tour da Taça do Mundial de Clubes.

Marlon Freitas foi à favela Tavares Bastos para o Tour da Taça do Mundial de Clubes da Fifa
Marlon Freitas foi à favela Tavares Bastos para o Tour da Taça do Mundial de Clubes da Fifa (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
  • Matéria
  • Mais Notícias