menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Após primeira rodada, Corinthians segue como o último brasileiro a vencer europeus no Mundial

Timão foi campeão da competição em 2012

Corinthians foi bicampeão do Mundial em 2012 (Foto: Kazuhiro Nogi)
imagem cameraCorinthians foi bicampeão do Mundial em 2012 (Foto: Kazuhiro Nogi)
e741b9d9-9fbf-410a-a7aa-7930840d0c70_WhatsApp-Image-2025-03-17-at-12.00.50-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Guilherme Lesnok
São Paulo (SP)
Dia 18/06/2025
11:53

  • Matéria
  • Mais Notícias

A primeira rodada do Mundial de Clubes da Fifa começou sem gols para os clubes brasileiros contra clubes da Europa. Tanto Palmeiras quanto Fluminense empataram por 0 a 0 contra Porto e Borussia Dortmund, respectivamente. Apesar das boas atuações, os times comandados por Abel Ferreira e Renato Gaúcho não conseguiram balançar as redes.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

O jejum mantém uma marca que já dura mais de uma década: o Corinthians segue sendo o último clube brasileiro a derrotar uma equipe da Europa em Mundiais. O feito aconteceu em 2012, quando o time paulista superou o Chelsea (ING) por 1 a 0, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, e conquistou o bicampeonato mundial.

Mundial de Clubes da Fifa de 2012 - Corinthians x Chelsea-ING
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

As equipes brasileiras tiveram oportunidades de vencer clubes europeus no Mundial de Clubes, mas não conseguiram. Em alguns casos, sequer chegaram à decisão, como aconteceu com Atlético-MG (2013), Palmeiras (2020), Flamengo (2022) e Botafogo (2024). Quando foram à final, também acabaram derrotados: o Grêmio perdeu para o Real Madrid (2017), o Flamengo foi superado pelo Liverpool (2019) e o Palmeiras caiu diante do Chelsea (2022).

continua após a publicidade

Neste ano, os times brasileiros ainda terão pela frente adversários europeus. O Botafogo enfrenta PSG e Atlético de Madrid, enquanto o Flamengo encara o Chelsea — todos ainda pela fase de grupos. Novos confrontos podem ocorrer no mata-mata.

Título Mundial do Corinthians

Sob o comando do técnico Tite, o Timão entrou em campo com: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson (Wallace); Guerrero (Martínez). 

continua após a publicidade

Do lado inglês, o Chelsea tinha nomes de peso, como Cech, David Luiz, Ramires, Lampard, Fernando Torres e Hazard.

O herói daquela decisão foi o atacante Paolo Guerrero, que marcou de cabeça aos 23 minutos do segundo tempo.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias