Saiba nome 'verdadeiro' de Rayssa Leal, a 'Fadinha' do skate brasileiro
Fadinha é o grande destaque do Brasil na categoria de street

A jovem skatista que parou o Brasil com apenas 13 anos, nas Olimpíadas de Tóquio 2020, tem como marca o apelido de Fadinha. Agora com 17 anos, a brasileira já conquistou o mundo cinco vezes, mas o "verdadeiro" nome de Rayssa Leal não é conhecido por muitos fãs por todo o globo. A filha de Lilian e Haroldo Leal é, na verdade, batizada de Jhúlia Rayssa.
➡️ Rayssa Leal projeta carreira no esporte: 'continuo me vendo no skate'
Nascida no Maranhão, Jhúlia Rayssa Mendes Legal completou 17 anos no início do ano de 2025, no dia 4 de janeiro. A jovem skatista ganhou atenção mundial após um vídeo compartilhado nas redes sociais, em que aparecia executando um heelflip perfeito por cima de uma escada enquanto vestia uma fantasia de fada. Além de ganhar o famoso apelido, ela conquistou a abertura necessário para se desenvolver no esporte.
Poucos anos depois, em 2019, o primeiro recorde foi batido por Rayssa, que garantiu o título de mais jovem skatista de street a vencer uma final feminina no Street League Skateboarding World Tour em Los Angeles. Na época, a Fadinha ainda brilhou no STU Pro, garantindo o título em seu ano de estreia.
Os anos seguintes foram marcados pelos sucessos de Rayssa Leal em competições nacionais e internacionais de skate. Em campeonatos mundiais, venceu o World Skate (WS) em duas oportunidades (Sharjah 2022 e Roma 2024), e o Street League Skateboarding (SLS) em outras três (Rio de Janeiro 2022, e São Paulo 2023 e 2024). A Seleção Brasileira também foi defendida pela skatista, que conquistou medalha de prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024.
Próximos desafios de Rayssa Leal na SLS 2025
É a primeira vez que o Brasil recebe duas etapas da SLS no mesmo ano. Em dezembro, São Paulo é sede da SLS Super Crown World Championship. Nas três últimas etapas realizadas no Brasil, Rayssa Leal venceu todas.
A prova terá o novo formato Spot Takeover, disputa de Best Tricks em que os skatistas terão sete oportunidades para realizar suas melhores manobras, com as três melhores notas sendo computadas para o resultado, sendo 30 a maior nota possível.
| Etapa | Data | Local |
|---|---|---|
1º | 3 de maio | Miami, no Watsco Center |
2 º (Evento Takeover) | 23 de maio | Santa Monica, no Santa Monica Pier |
3º (Evento Takeover) | 13 de julho | Brasília, na Esplanada dos Ministérios |
4º | 11 de outubro | Paris, no Stade Roland Garros |
5º (Super Crown) | 6 e 7 de dezembro | São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera |
*Vale destacar que duas etapas "Spot Takeover" ainda serão definidos e divulgados pela SLS para a temporada de 2025
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Tudo sobre

Tênis
Tenista brasileiro é campeão e se classifica para o US Open junto com João Fonseca
Há 33 minutos
NBA
LeBron terá menor salário da carreira após acerto com 76ers; veja lista completa
Há 1 hora
Fórmula 1
Hamilton discorda de estratégia da Ferrari na F1: 'Não tive tempo'
Há 2 horas
Vôlei
Antes do Sul-Americano no Rio, Seleção feminina B conquista título inédito
Há 2 horas
Tênis
João Fonseca sobe no ranking e terá caminho favorável em Montreal
Há 3 horas
Fórmula 1
É proibido trabalhar? Entenda como funcionam as férias da Fórmula 1
Há 3 horasMais LANCE!

Atlanta 30 anos: final brasileira no vôlei de praia 'muito além do que podia sonhar'

Campeão, Calderano exalta torcida e revela próximos passos na temporada

Nos braços da torcida, Calderano é campeão do WTT Star Contender

Campeã olímpica Rafaela Silva anuncia gravidez da esposa; veja

Em posição criticada, Rosamaria vai bem em derrota do Brasil na VNL

Neymar e Lamine Yamal estreiam no Mundial da Kings League; veja jogos

Zé Roberto avalia campanha após vice da VNL: 'É viver esse luto'

Do abandono à tecnologia olímpica: Ibirapuera renasce no Troféu Brasil

Gabriel Bortoleto dá nota para primeira metade da temporada da F1

Oscar Piastri critica Sainz após erro na F1: 'Uma das mais estúpidas que já vi'

Calderano e Takahashi ficam com o vice do WTT Star Contender Brasil

Kudiess, Tainara, Gabi e Nyeme ficam sem medalha da VNL

Atitude da Audi com Bortoleto recebe críticas: 'São inúteis'



