Rio/Niterói ou Assunção: qual é a favorita para o Pan de 2031?
Candidaturas têm altos e baixos

Está chegando ao fim a disputa da cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. Conjuntamente, Rio de Janeiro e Niterói enfrentam Assunção, do Paraguai. A decisão será tomada na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, no Chile. Na disputa, ambas as candidaturas têm seus pontos negativos e positivos e buscam a maioria dos 41 votantes da Panam Sports, entidade que organiza os Jogos.
➡️ Pan 2031: infraestrutura de Rio-Niterói impressiona presidente da Panam
➡️ Rio e Niterói passam por últimas avaliações para eleição do Pan de 2031
O principal ponto da candidatura Rio/Niterói é a estrutura praticamente já pronta. Principalmente no Rio de Janeiro, que já recebeu o Pan de 2007 e as Olimpíadas de 2016. A cidade acumula diversos equipamentos robustos, como o Parque Olímpico, com três arenas e o velódromo, além da Farmasi Arena e o Parque Aquático Maria Lenk.

Rio/Niterói ganham na estrutura, mas ficam atrás na força política para o Pan de 2031
Na Zona Oeste, a cidade também tem o Parque Radical de Deodoro, que integrou a Rio 2016. Esse ponto foi destacado em todas as falas do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) e do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta. De fato, para a estrutura são necessários somente ajustes em Niterói, como no Estádio Caio Martins.
Entretanto, uma coisa que pode pesar para as cidades brasileiras é o timing e a força política. Enquanto Rio e Niterói entraram na disputa somente no final de 2024, quando até São Paulo era uma cidade concorrente, Assunção já busca a oportunidade de sediar o Pan há bastante tempo, chegando a concorrer à edição de 2027, em que Lima saiu na frente.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Além disso, a força política para Assunção estava maior, conforme o próprio Marco La Porta, presidente do COB, afirmou. La Porta disse ao "ge" que precisou da entrada do Governo Federal para virar alguns desses votos. Segundo o presidente do COB, parte dessas viradas já aconteceu.
Com uma estrutura aquém da Rio/Niterói, Assunção tem como braço direito o diretor esportivo Camilo López, membro do Comitê Olímpico Internacional e figura influente em muitas decisões do esporte Sul-Americano. Nos últimos meses, a candidatura fluminense veio ganhando mais espaço, mas tem um forte oponente para superar.

Vôlei
Fabi e Alison 'Mamute' são homenageados no Hall da Fama do vôlei
Há 6 horas
Vôlei
Campinas bate Suzano em tie-break 'interminável' e é campeão paulista de vôlei
Há 7 horas
NBA
Astro da NBA se envolve em polêmica com dono do Phoenix Suns
Há 9 horas
Vôlei
Minas sofre, mas vence Brusque na abertura da Superliga de vôlei
Há 10 horas
Flamengo
Flamengo terá clássico com Botafogo no NBB de portões fechados por causa de Vasco x Boca
Há 15 horas
Colunas
Papo com Helio Castroneves: De volta a Cascavel, mas em condições muito melhores
Há 17 horasMais LANCE!

Relembre as 20 vitórias de João Fonseca em 2026

Fórmula 1: Antonelli pode ser campeão já no GP dos Estados Unidos

João Fonseca encerra temporada e só volta em 2027

Arthur Zanetti vê Brasil fora da briga por vaga olímpica no Mundial de ginástica artística

Praia Clube, Sesc Flamengo e mais: como chegam os favoritos da Superliga de vôlei?

Arthur Nory sofre acidente nas eliminatórias do Mundial; veja notas do Brasil

Aposta em estrangeiras e destaques da Seleção: os principais reforços da Superliga 2026/27

Com Rebeca Andrade, Brasil busca vaga olímpica no Mundial de Ginástica Artística

Tifanny confirma aposentadoria ao fim da temporada: 'Difícil'

Osasco supera Praia Clube e conquista a Supercopa de vôlei

CBV buscará reverter liberação de Tifanny pela Justiça

Veja os lances de Praia Clube x Osasco na Supercopa de vôlei

CPB reúne 300 crianças em festa com atletas paralímpicos em São Paulo
