Relembre a carreira esportiva de Ana Moser, demitida do Ministério do Esporte

Durante a trajetória profissional, a ex-atleta colecionou medalhas pela Seleção Brasileira de vôlei

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
Ana Moser ficou pouco mais de oito meses no comando do Ministério do Esporte (Foto: Reprodução)

Escrito por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu Ana Moser do cargo de ministra do esporte, na quarta-feira (6). A ex-jogadora de vôlei, que foi a primeira mulher a ocupar a pasta, colecionou medalhas durante a trajetória profissional no voleibol, incluindo a primeira da Seleção Brasileira feminina em Olimpíadas.

Logo após a aposentadoria, ela desenvolveu um projeto social visando incentivar a prática do esporte entre crianças e adolescentes. A trajetória político-social de anos culminou na escolha como ministra. Abaixo, o Lance! relembra a carreira de Ana Moser como atleta.

+ CBV divulga informações sobre ingressos do Pré-Olímpico de Vôlei Masculino

A ex-ponteira Ana Moser é considerada uma das maiores atletas da história do voleibol brasileiro. Catarinense, começou a treinar no esporte aos 7 anos e, aos 16, já integrava a Seleção Brasileira Juvenil. Com a camisa do Brasil, a jogadora conquistou 13 medalhas e participou de três edições dos Jogos Olímpicos (Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996), assegurando a medalha de bronze na última delas.

Moser também fez parte da equipe vice-campeã mundial em 1994, que foi derrotada por Cuba na final do torneio. O segundo lugar obtido é, até hoje, o mais alto ocupado pelo Brasil na competição - a Seleção Brasileira conquistou a medalha de prata novamente em 2006, 2010 e 2022.

Ana Moser teme o futuro do esporte no Brasil
Ana Moser fez história com a Seleção Brasileira de vôlei feminino (Foto: AFP)

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Ana Moser teve uma carreira marcada por lesões. A ex-jogadora precisou passar por quatro intervenções cirúrgicas durante a trajetória profissional, mas sempre mostrou muita resiliência para voltar a atuar em alto nível. Após a aposentadoria em 1999, trabalhou com a Seleção Brasileira de vôlei novamente em 2003, quando auxiliou o técnico José Roberto Guimarães durante a disputa da Copa do Mundo. A ex-jogadora também se tornou uma das integrantes do Hall da Fama do voleibol brasileiro.

circulo com pontos dentroTudo sobre

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter