menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Rebeca Andrade revela motivo de ‘quase’ aposentadoria na ginástica

Ginasta brasileira relembrou decisão em série "Legado de Paris" do Lance!

Rebeca Andrade é a maior medalhista olímpica do Brasil
imagem cameraRebeca Andrade é a maior medalhista olímpica do Brasil (Foto: Luiza Moraes/COB)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThayuan Leiras,
Dia 11/08/2025
14:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Rebeca Andrade enfrentou momentos difíceis no esporte e quase encerrou a carreira nas Olimpíadas de Paris 2024. Após comemorar as medalhas da ginástica do Brasil, os torcedores brasileiros levaram um susto com o anúncio da possível aposentadoria da ginasta. Em conversa exclusiva com o Lance!, para a série especial "Legado de Paris", a maior medalhista olímpica relembrou a decisão de sua saída precoce do Time Brasil, além do motivo de ter permanecido.

continua após a publicidade

➡️ Flávia Saraiva ‘troca’ ginástica por outros esportes durante pausa

O talento de Rebeca Andrade trouxe muitas alegrias para os torcedores brasileiros que acompanharam as Olimpíadas do ano passado. A felicidade, porém, se tornou incerteza quando a saída da ginasta da Seleção Brasileira virou uma possibilidade.

As chances de desistência nunca foram escondidas por Rebeca, que externou esse desejo ainda em Paris. Em seu momento de reflexão, a ginasta explica que contou com o apoio de Francisco Porath, o treinador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística. Inclusive, foi Chico quem ajudou a brasileira a encontrar outra opção para o futuro, o que evitou a aposentadoria.

continua após a publicidade

— Eu pensei em encerrar minha carreira, sim, porque para mim eu já tinha realizado tudo. Tinha conquistado tudo: a medalha por equipe veio e as minhas medalhas individuais também vieram. Mas eu também vi que eu tinha outra possibilidade de seguir de outra forma assim que sentei e conversei com o Chico — disse.

➡️ Legado de Paris: Rebeca Andrade quer ser referência para além dos resultados

Essa conversa com o mentor resultou na saída de Rebeca Andrade do aparelho do solo nas competições, mesmo após a medalha de ouro. A motivação principal foi o enorme desgaste sofrido pela atleta, tanto física quanto mentalmente. Ela se mantém na disputa do salto sobre a mesa, barras assimétricas e trave de equilíbrio.

continua após a publicidade

Com essa gestão de esforço, a atleta se vê capaz de suportar o alto nível da ginástica por mais tempo. Isso porque ela se vê como mais do que uma liderança técnica. Rebeca quer se prolongar como uma influência positiva no dia a dia do Time Brasil. Um papel que vai além do desempenho físico. Ainda no início do ciclo olímpico para Los Angeles 2028, a brasileira valoriza outros aspectos da preparação, além do físico.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

"Legado de Paris" do Lance!

Esta segunda-feira, 11 de agosto, marca exato um ano desde a disputa das últimas Olimpíadas. O Lance! aproveita a data, a cerca de três anos dos Jogos de Los Angeles, para debater o momento olímpico brasileiro com quem é protagonista, o atleta.

A conversa exclusiva com Rebeca Andrade inicia uma sequência de entrevistas com medalhistas que brilharam há um ano. Na terça-feira (12), a convidada da série Legado de Paris será a judoca Bia Souza, que conquistou seu primeiro ouro olímpico.

Rebeca Andrade decidiu focar na recuperação após Olimpíadas
Rebeca Andrade decidiu focar na recuperação após Olimpíadas (Foto: Alexandre Loureiro/COB)
  • Matéria
  • Mais Notícias