menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Radar Olímpico: ginástica rítmica, tênis de mesa e Pan Júnior movimentam semana

Brasileiros se destacam no cenário dos esportes olímpicos

Beatriz-Pinheiro-aspect-ratio-1024-1024
Beatriz Pinheiro
São Paulo (SP)
Dia 22/08/2025
08:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

De olho no universo dos esportes olímpicos, o Lance! apresenta o Radar Olímpico, um espaço para recapitular os principais acontecimentos das modalidades, que será publicado semanalmente, a partir desta sexta-feira (22). Na estreia desta seção, os destaques ficam por conta do Mundial de Ginástica Rítmica no Rio de Janeiro, Grand Smash de Tênis de Mesa e Jogos Pan-Americanos Júnior.

continua após a publicidade

➡️Ginasta de Angola explica escolha de música brasileira que balançou torcida

Mundial de Ginástica Rítmica

Na última quarta-feira (20), iniciou o histórico Mundial de Ginástica Rítmica no Rio de Janeiro, marcando a primeira vez que o país e a América Latina sediam o evento. Entre as brasileiras, até o momento, apenas Babi Domingos e Geovanna Santos, do individual, já se apresentaram. As duas disputam as finais do individual geral, nesta sexta-feira (22), mas não avançaram às finais por aparelhos.

O conjunto brasileiro, com grandes expectativas de medalha, estreia apenas no sábado (23), com as classificatórias das séries simples (5 fitas) e mista (3 bolas e 2 arcos). Para o domingo (24), estão reservadas as finais por aparelhos, tanto do individual, quanto do conjunto.

continua após a publicidade

Calderano e Takahashi no Europe Smash

Cada vez mais em destaque no cenário mundial do tênis de mesa, os brasileiros disputam o Europe Smash, na Suécia, que vai até este domingo (24). Hugo Calderano chegou às quartas de final da chave de simples após vencer o duelo brasileiro com o amigo Vitor Ishiy, e passar pelo chinês Wen Ruibo e pelo sul-coreano Oh Jonsung. O próximo adversário será o alemão Benedikt Duda, 10º do ranking mundial.

Também na chave individual, Bruna Takahashi conquistou uma vitória heroica sobre a japonesa Harimoto Miwa, sexta melhor do mundo, e alcançou as oitavas de final, igualando sua melhor campanha em um Grand Slam. Na sequência, porém, acabou superada pela chinesa Chen Yi.

continua após a publicidade

Os brasileiros também jogaram pelas duplas mistas, mas pararam nas quartas de final, diante dos japoneses Sora Matsushima e Satsuki Odo. Vale lembrar que o Europe Smash, uma das principais competições do circuito mundial, é uma das que mais rende pontos no ranking, com 2000 pontos para os campeões. Sendo assim, a competição é uma ótima oportunidade para Hugo Calderano retomar o posto de 3º melhor do mundo.

Hugo Calderano disputa o Europe Smash
Hugo Calderano disputa o Europe Smash (Foto: Divulgação/ WTT)

Pan Júnior agita a nova geração

Próximo ao encerramento dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, o Brasil segue absoluto como líder no quadro de medalhas. Na segunda semana da competição, atletismo, tênis de mesa e ginástica foram as principais estrelas. A delegação brasileira já superou a quantidade de ouros na edição de estreia, Cali 2021, com 63 medalhas de ouro até o momento, contra 59 conquistados na Colômbia.

A competição multiesportiva, que serve como vitrine para os novos talentos do esporte olímpico, também garante vagas importantes para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2027.

Mundial de Vôlei feminino

Após a medalha de prata na Liga das Nações de Vôlei (VNL), a seleção feminina volta à quadra para o Mundial da modalidade, a partir desta sexta-feira (22), na Tailândia. A estreia da equipe comandada por Zé Roberto Guimarães estreia nesta sexta-feira, diante da Grécia, a partir das 9h30 (horário de Brasília). A seleção integra o Grupo C e ainda terá pela frente na primeira fase as equipes de Porto Rico e França. O Mundial vai até o dia 7 de setembro.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

  • Matéria
  • Mais Notícias