Pokey Chatman tem primeiro desafio à frente da Seleção feminina de basquete
Treinadora norte-americana chegou para liderar renovação no ciclo olímpico

A partir deste sábado (28), a Seleção feminina de basquete encara seu primeiro desafio neste ciclo olímpico com a disputa da AmeriCupW, competição que marcará a estreia da treinadora norte-americana Pokey Chatman no comando do Brasil. Anunciada em dezembro de 2024, ela chegou com a missão de recolocar o basquete feminino brasileiro em destaque no cenário internacional.
➡️Seleção feminina de basquete é convocada para a AmericupW; veja lista
O processo de renovação passa justamente pela competição continental que, nesta edição, garante ao campeão a vaga direta para a Copa do Mundo de 2026, enquanto coloca as seleções que terminarem da segunda a sexta colocação na disputa do Pré-Mundial. Atual campeão da AmeriCupW, o Brasil tem como principal objetivo neste ciclo voltar aos Jogos Olímpicos, após ausência nas edições de Tóquio e Paris.
- Meu sonho é ajudar a restaurar o basquete feminino brasileiro e nos tornarmos um dos países mais relevantes e referência do nosso jogo. Sim, é um processo, e abraçaremos cada aspecto com a atenção necessária aos detalhes. O objetivo é o sucesso em LA2028, no entanto, nossos olhos estão voltados para as próximas janelas de jogos (AmeriCup, Copa do Mundo, etc.) para garantir que nossa fundação esteja preparada pro objetivo final - disse a treinadora, quando foi anunciada na Seleção.
A estreia do Brasil na AmeriCupW acontece neste sábado (28), em Santiago, no Chile, diante da Argentina, a partir das 15h10 (horário de Brasília), e a seleção ainda terá como adversárias da primeira fase Canadá, República Dominicana e El Salvador.

Quem é Pokey Chatman?
Natural de Louisiana, Pokey Chatman começou a trilhar seu caminho no basquete como atleta, na liga universitária norte-americana, onde também estreou como treinadora. Aos 56 anos, ela soma em seu currículo uma experiência como assistente técnica da seleção feminina dos Estados Unidos e 14 anos de atuação na WNBA, com passagens por Chicago Sky, Indiana Fever e Seattle Storm.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A norte-americana é apenas a segunda mulher a comandar a seleção feminina de basquete. Até então, a pioneira e única a ocupar o cargo era Maria Helena Cardoso, que comandou a seleção de 1986 a 1992, levando a geração de Hortência e Magic Paula ao título dos Jogos Pan-Americanos e à classificação inédita para os Jogos Olímpicos.
Tudo sobre

Tênis
João Fonseca manda recado após segunda vitória em Wimbledon: 'Focado'
Há 1 hora
NBB
Após chegada de reforços, Flamengo anuncia saída de sete jogadores
Há 1 hora
Lutas
Campeão do UFC revela por que McGregor 'fugiu' de Charles do Bronx
Há 3 horas
Fórmula 1
McLaren deixa de ser 'papaya' na F1 para GP da Inglaterra
Há 5 horas
Tênis
Próximo rival de João Fonseca protagonizou feito raro em Wimbledon
Há 5 horas
Tênis
Domínio de João Fonseca em Wimbledon choca: 'Já vi o suficiente'
Há 6 horasMais LANCE!

João Fonseca vence em Wimbledon e fica perto de novo duelo com Djokovic

Warriors renova com ídolo da NBA por mais dois anos

Veja a vitória de João Fonseca na segunda rodada de Wimbledon

Com capitão da seleção de vôlei desaparecido, mortes chegam ao esporte na Venezuela

João Fonseca x De Jong na segunda rodada de Wimbledon; horário e onde assistir

De volta às competições, Serena Williams cai na primeira rodada em Wimbledon

Campeão do UFC provoca McGregor antes de luta: 'Adoraria socá-lo na cara'

Especialistas da ESPN projetam duelo de João Fonseca na segunda rodada de Wimbledon

Com Rayssa Leal, Maracanãzinho recebe terceira etapa da SLS em agosto

F1: agentes de Verstappen sondam McLaren para 2027, diz emissora britânica

Próximo evento do UFC terá retorno de Conor McGregor após 5 anos

Poatan abre o jogo sobre término com lutadora do UFC: 'Não concordei'

Partida entre Polônia e Argentina bate recorde duplo na VNL






