GP da Emilia-Romagna: Piastri faz melhor tempo do primeiro treino; Bortoleto bate, mas é 9º
Norris terminou em segundo, enquanto Sainz ficou com o terceiro melhor tempo

- Matéria
- Mais Notícias
Oscar Piastri liderou o primeiro treino livre do GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1, na manhã desta sexta-feira (16), em Ímola, na Itália. O australiano manteve o ritmo forte e conquistou a primeira colocação na sessão. Lando Norris terminou em segundo, enquanto Carlos Sainz ficou com o terceiro melhor tempo.
Relacionadas
Gabriel Bortoleto, que bateu no final do treino, garantiu a nona posição — seu melhor resultado em um treino livre nesta temporada. Nico Hulkenberg, companheiro de equipe do brasileiro na Sauber, fechou a atividade em décimo lugar.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Como foi o primeiro treino livre do GP da Emilia-Romagna?

Gabriel Bortoleto e Lewis Hamilton iniciaram os trabalhos na pista. O brasileiro saiu com pneus médios. Alguns carros estrearam no GP da Emilia-Romagna os pneus C6, composto ultramacio disponibilizado pela Pirelli. No início do treino, apenas Bortoleto, Nico Hülkenberg e Esteban Ocon não estavam utilizando esse tipo de pneu.
➡️ Hamilton desabafa sobre adaptação à Ferrari: “Desafiador”
Erro de Leclerc quase causou uma batida
Fernando Alonso quase acertou a traseira do carro de Charles Leclerc ao contornar a chicane. O espanhol chegou a gesticular para o piloto monegasco após reduzir a velocidade. Apesar do incidente, a direção de prova optou por não o investigar.
Andrea Kimi Antonelli, piloto da casa, registrou 1m18s780 e liderava o treino naquele momento. Lando Norris aparecia em segundo, com Max Verstappen em terceiro. Bortoleto ocupava a 12ª colocação com 1m20s397. Logo depois, Yuki Tsunoda marcou 1m18s538 e assumiu o segundo lugar.
Bortoleto chegou a reclamar com a Sauber sobre a altura do carro. O brasileiro relatou que o veículo estava batendo no chão e disse que mal conseguia manter a cabeça parada durante a volta rápida. Na frente, George Russell melhorou o tempo, mas Norris respondeu em seguida e assumiu a liderança com 1m17s491.
Mesmo após perder posições, Bortoleto melhorou sua marca com pneus médios e subiu para o 13º lugar. Leclerc voltou a errar na chicane e escapou para a brita, sem atrapalhar outros pilotos.
As Ferraris começaram a evoluir neste momento do treino. Lewis Hamilton chegou a ocupar a terceira posição, enquanto Charles Leclerc aparecia em quinto, mesmo após alguns erros. Outra equipe que surpreendeu foi a Aston Martin, com Fernando Alonso em quarto e Lance Stroll em quinto.
➡️ Brasil x Argentina na F1: Bortoleto comenta rivalidade com Colapinto
Bortoleto em segundo
Na sequência, Gabriel Bortoleto assumiu a segunda colocação ao marcar um tempo apenas 0s4 mais lento que o de Lando Norris. O brasileiro conhece bem o circuito: na Fórmula 2, no ano passado, conquistou a pole position e terminou em segundo na corrida. Poucos minutos depois, George Russell registrou 1m16s599 e assumiu a liderança.
A Ferrari, que antes figurava entre as primeiras, perdeu rendimento: Hamilton caiu para a 15ª colocação e Leclerc era o 17º. O britânico ainda cometeu um erro na chicane, saiu para o gramado, mas conseguiu retornar à pista. Oscar Piastri, que estava em 13º, cravou uma volta rápida e saltou para a primeira posição com 1m16s545.
Enquanto Nico Hülkenberg reclamava de problemas na asa, Bortoleto, já utilizando pneus macios, fez uma boa volta e subiu para o sexto lugar com 1m16s925. Pierre Gasly apareceu em terceiro, Norris recuperou a segunda colocação e Hamilton ficou em quarto.
O alemão da Sauber reclamou de ter sido atrapalhado por Lewis Hamilton. Em seguida, o britânico abriu uma volta rápida, mas perdeu tempo atrás de uma Alpine e acabou desistindo da tentativa. Alexander Albon também cometeu um erro na Tamburello: escapou da pista, levantou grama e brita ao passar por fora, mas conseguiu retornar ao traçado logo em seguida.
Um fato interessante deste treino foi a curta distância entre os pilotos. O último colocado, Esteban Ocon, ficou apenas 1s1 atrás do líder, Oscar Piastri.
Faltando 10 minutos para o fim da sessão, Piastri liderava, com Lando Norris em segundo e Carlos Sainz em terceiro. Hamilton ocupava a quinta posição, Max Verstappen era o sétimo, e Gabriel Bortoleto aparecia em nono.
Batida de Bortoleto encerra o treino
Nos minutos finais, Bortoleto perdeu a traseira na entrada de uma curva e acabou escapando da pista. O brasileiro bateu de frente no muro, o que provocou a bandeira vermelha e encerrou a sessão. Oscar Piastri terminou com o melhor tempo, seguido por Lando Norris e Carlos Sainz. Gabriel terminou em nono.
Veja os resultados do primeiro treino livre do GP da Emilia-Romagna
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias